Solidariedade marca comemorações do Dia Mundial do Pão no País

Símbolo cristão do compartilhamento e um dos alimentos mais populares do mundo, o pão nosso de cada dia, será celebrado neste domingo (16), quando se comemora o seu Dia Mundial. Em todo País, empresários do setor de panificação se mobilizam para participar de atos de solidariedade, distribuindo gratuitamente o alimento aos brasileiros menos favorecidos.

Intitulada ?Ponha a mão na massa para fazer alguém feliz? a campanha foi organizada pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), sindicatos e associações regionais. Marca também as comemorações do Dia Mundial da Alimentação. Participam da doação padarias de todo o País.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, cada padaria associada ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria vai escolher uma entidade assistencial da região, como creches, asilos e orfanatos, para fazer a doação de, no mínimo, 100 pães. No total, serão 31 instituições beneficiadas.

No domingo (16), em Vila Velha, Espírito Santo, o Dia Mundial do Pão será comemorado com um café da manhã na praça do Convento da Nossa Senhora da Penha, um dos principais monumentos religiosos do Estado. Após a missa de benção ao pão, às 9h, a população terá acesso a uma refeição completa. No cardápio, leite, café, bolos e cerca de seis mil pães.

Micro e pequenas empresas

Setor de forte participação na alimentação dos brasileiros, 87% das empresas de panificação no Brasil são de micro ou pequeno portes. Por isso, o Sebrae atua fortemente no apoio ao setor, realizando atendimentos individuais ou coletivos a grupos de padaria que ? apesar de concorrentes ? se unem em torno de benefícios comuns.

Até 2007, o Sebrae realizará investimentos de R$ 4,9 milhões em projetos de apoio ao desenvolvimento das padarias de pequeno porte, levando capacitação empresarial, programas de boas práticas para fabricação e manipulação de alimentos, de uso racional da energia, e de melhorias no serviço e atendimento ao público. Instituições parceiras entrarão com recursos de R$ 4,3 milhões nesse mesmo período.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae Nacional, Miriam Machado Zitz, o Sebrae apóia atualmente 13 projetos no Acre, Minas Gerais e no Distrito Federal. A partir de 2006, a Instituição também atuará no apoio coletivo a projetos no Ceará e Rio Grande do Norte. ?É um setor importante para o País em função da alta concentração de micro e pequenas empresas que respondem por grande parte dos empregos formais na economia?, avalia.

Para Miriam Zitz, o desafio de atender coletivamente a grupos de padarias passa pela conscientização dos empresários de que ? apesar de concorrentes ? eles podem se unir em torno de objetivos comuns, como a realização de compras conjuntas de insumos para reduzir custos, por exemplo. ?Eles não deixarão de ser concorrentes, ma a união de esforços pode trazer ganhos para todos?, assinala.

Voltar ao topo