Situação de Renan Calheiros não é pauta de conselho, segundo ministro

Brasília – O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, afirmou nesta terça-feira (17) que as denúncias envolvendo o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, devem ser debatidas exclusivamente no Senado, no âmbito da Comissão de Ética. Segundo ele, não cabe ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) deliberar sobre esse tipo de questão. ?O conselho é a primeira opinião da sociedade organizada, que se materializa em leis ou não no Congresso Nacional, que dá a opinião final?, explicou.

As declarações do ministro foram uma resposta à proposta do empresário Oded Grajew, que pediu um posicionamento do Conselho pelo afastamento de Calheiros da presidência do Senado. A idéia foi discutida na manhã de hoje durante reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Para Walfrido, a idéia de Grajew é uma opinião isolada dentro do grupo.

O ministro avalia que, mesmo que a posição de Grajew seja compartilhada pelos outros conselheiros, nenhuma sugestão apresentada terá eficácia, pois o conselho não é deliberativo. Mais cedo, diretor do Instituto Ethos propôs que o conselho se posicione pelo afastamento de Renan. ?A gente não deve se furtar a essa posição. Duvido que algum empresário aqui presente, que tivesse o mesmo caso na sua organização, não optaria por afastar essa pessoa para aprofundar as investigações?, afirmou Oded durante a abertura da reunião.

Voltar ao topo