Rodovias federais no Rio registram oito mortes no feriado

Oito mortes foram registradas durante o feriado prolongado do Dia da Consciência Negra nos 101 acidentes nas rodovias federais do Rio de Janeiro. Os dados são da Operação Zumbi 2009 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que ainda computou 66 feridos.

A análise dos dados entre às 14 horas da quinta-feira e às 10 horas de hoje revela redução de 43% nos registros de acidentes e de 13% no de feridos, em comparação com a Operação Finados, no início deste mês. A comparação com a Operação Zumbi em 2008 também apresenta bom retrospecto. Naquela oportunidade foram registrados 137 acidentes, com 58 feridos e 10 mortos.

Cerca de seis mil veículos foram fiscalizados e, destes, 1,5 mil foram multados. A PRF realizou ainda mais de dois mil testes com o etilômetro e flagrou quatro motoristas com alguma concentração alcoólica. Cerca de três mil condutores foram flagrados em excesso de velocidade.

Durante a Operação Zumbi, seis pessoas foram presas em flagrante pela prática de crimes diversos. Destaque para um criminoso preso na Ponte Rio-Niterói, na tarde de quinta-feira, cuja ficha de antecedentes possuía 14 páginas. Ele tinha um mandado de prisão pelo homicídio de um agente penitenciário. O criminoso usava pelo menos seis nomes falsos.