Refinaria de Manguinhos é desapropriada

O governo do Estado do Rio de Janeiro decretou a desapropriação do prédio onde está instalada a Refinaria de Manguinhos, na avenida Brasil, zona norte da capital fluminense. A desapropriação, publicada hoje no “Diário Oficial do Estado”, foi divulgada no domingo passado, durante a ocupação das favelas de Manguinhos e Jacarezinho.

A ideia do governo é fazer do terreno da refinaria, que é vizinha às comunidades, uma espécie de bairro planejado, com casas populares, comercio e centros culturais.

Durante entrevista após a ocupação, o governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou investimentos de R$ 100 milhões na infraestrutura da região de Manguinhos, uma das com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo da cidade.

No domingo, a polícia ocupou as favelas de Manguinhos e Jacarezinho com o apoio de fuzileiros navais e da Polícia Rodoviária Federal. Blindados da Marinha abriram caminho pela comunidade e deram suporte à ocupação de homens a pé, a exemplo do que aconteceu na favela do Alemão, também na zona norte, em novembro de 2010. Não houve resistência e a operação de tomada de território durou cerca de 20 minutos.

Voltar ao topo