PT e PL confirmam aliança para a eleição presidencial

Agora é oficial: o PT e o PL finalmente firmaram uma aliança na sucessão presidencial, garantindo ao senador José Alencar (PL-MG) a vaga de vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A informação foi confirmada no início da noite de ontem pelo presidente nacional do PL, deputado Valdemar Costa Neto. O deputado, no entanto, lembrou que em alguns Estados a aliança não foi fechada. “Vamos trabalhar muito para que nossos candidatos sejam e para aparar as arestas em todos os Estados. Ainda não conseguimos a unanimidade entre os diretórios do PL, mas garanto que conseguiremos até a convenção”, afirmou. O partido confirma a aliança em convenção, que está marcada para o próximo domingo.

A aliança, porém, pode enfrentar problemas sérios nos Estados onde lideranças dos dois partidos resistem a uma aproximação. Costa Neto disse, porém, que não há riscos de danos à coligação. A mesma posição é compartilhada pelo deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ), vice-presidente nacional da sigla e líder da bancada na Câmara. Esta semana, ele havia inclusive iniciado uma aproximação com o candidato do PSB a presidente, Anthony Garotinho, mas declarou apoio a Lula após a reunião com a executiva.

O Paraná é um dos Estados onde as lideranças dos dois partidos resistem ao acordo, inclusive o candidato do PT a governador, o deputado federal Padre Roque. Há resistências também no PL. “Já que não conseguimos negociar de baixo para cima, vai de cima para baixo mesmo”, disse o deputado Oliveira Filho (PL-PR). Para tentar quebrar essas resistências, as lideranças do PL tentarão fazer um trabalho de convencimento junto aos diretórios que ainda hesitam em fechar um acordo com o PT.

Voltar ao topo