Prisão de controlador só atrapalha, diz presidente da OAB

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, criticou a forma como o governo tenta resolver a crise no setor aéreo, ao determinar, por meio da Aeronáutica, a prisão administrativa do sargento Carlos Henrique Trífilio Moreira da Silva, um dos líderes dos controladores de vôo. "É mais um elemento a atrapalhar a solução da crise aérea", afirmou Cezar Britto, segundo relato de sua assessoria.

"Está-se evitando a negociação; está-se proibindo que as pessoas por meio do consenso, resolvam esse problema que é muito grave para o Brasil; está-se querendo discutir a partir da imposição", disse Britto, que defende o diálogo como solução.

Ele observou, no entanto, que a discussão já começou errada, com a escolha do Comando da Aeronáutica como representante do governo para negociar com os controladores. "Não se tem o costume no Exército e na Aeronáutica – até por força de determinação regulamentar – negociar com quem não é oficial", observou Britto, lembrando que os controladores de vôo, na maioria militares, são sargentos.

Voltar ao topo