Pesquisas apontam tendência de 2.º turno entre Lula e Serra

Brasília

– O Instituto Sensus e a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgaram mais uma rodada de pesquisa sobre a sucessão presidencial, ontem, mostrando que os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB), melhoraram seus índices de intenção de voto. A pesquisa, realizada entre os dias 27 e 29 de setembro e na qual foram ouvidos dois mil eleitores em 195 municípios, revela que Lula passou de 37,7 para 40,6 por cento. Já Serra, em segundo lugar, subiu de 17,1 para 18,8 por cento.

O candidato, Ciro Gomes, do Partido Popular Socialista (PPS), teve, segundo a pesquisa, uma queda expressiva, passando de 18,3 para 12,7 por cento, e foi ultrapassado por Anthony Garotinho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que passou de 13,3 para 15,1 por cento. Os eleitores indecisos e os que pretendem votar em branco ou anular o voto caíram de 13,5 para 12,3 por cento. A pesquisa mostra que 35,9 por cento dos entrevistados ainda não definiram seus votos, e que 58,6 por cento deles afirmam que só vão decidir no dia da votação, no próximo domingo.

A mesma pesquisa também mostra uma queda do Índice de Satisfação do Cidadão com o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso: de 49,7 para 48,8 por cento, em relação à pesquisa anterior. Pesquisa do Vox Populi divulgada encomendada pelo jornal Corrio Braziliense e divulgada domingo mostra Lula com 43% contra 41% da pesquisa anterior e Serra oscilando negativamente um ponto, de 19% para 18%. Garotinho subiu um ponto e aparece com 15% e Ciro Gomes também caiu um ponto, de 14% para 13%. A sondagem foi feita dias 25 de setembro.

Voltar ao topo