Pega fogo edifício com escritório de FHC

São Paulo – O Corpo de Bombeiros mobilizou ontem vinte e uma viaturas para conter o fogo no Edifício Esplanada, na Rua Formosa, ao lado do Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista. O Edifício Esplanada abriga escritórios, entre eles o Instituto FHC, fundado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo balanço preliminar, 68 pessoas ficaram intoxicadas com a fumaça e foram encaminhadas para hospitais da região, entre elas cinco guardas municipais – que entraram no edifício para ajudar na retirada das pessoas.

O prédio é comercial e tem 30 andares. Em razão do incêndio, a Eletropaulo suspendeu o fornecimento de energia em parte do centro de SP. A empresa desligou um circuito do centro para resfriar a câmara de transformação que fica na frente do Edifício Esplanada. A rede de energia elétrica do centro é subterrânea e o desligamento foi feito a pedido dos bombeiros. A empresa não tinha previsão do horário para o restabelecimento do fornecimento de energia na região afetada. Houve muito tumulto para deixar o prédio. Uma fumaça preta enconbriu o Vale do Anhangabaú.

Sem ventilação adequada no interior do edifício, a fumaça tomou conta dos andares. As pessoas tiveram que quebrar os vidros para que o ar circulasse. Toalhas molhadas foram usadas como proteção contra as altas temperaturas. O incêndio teria começado com a explosão de um gerador no subsolo.

Voltar ao topo