Para Lula, modelo de segurança do Pan pode se tornar exemplo para o país

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (14) que o bom desempenho das ações de segurança nos Jogos Pan-Americanos poderá significar a adoção de um novo modelo de segurança pública brasileiro. "Se der certo, como estou pensando que vai dar certo, teremos um novo modelo de segurança pública neste país. Vamos poder diminuir, substancialmente, a violência no Brasil", disse, no Rio de Janeiro, na entrega de mil veículos especiais que reforçarão a segurança da competição, em julho.

Foram entregues carros, motos e helicópteros, adquiridos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, no valor de R$ 100 milhões, de acordo com o Palácio do Planalto. Ao final da competição, parte da frota será doada ao Rio de Janeiro.

O presidente Lula ressaltou que os governos federal, estadual e municipal investirão, juntos, R$ 3 bilhões nos jogos. Para o presidente Lula, os jogos serão oportunidade de mostrar que o Rio tem coisas boas e não apenas alto índice de violência. "A gente só vê desgraça e a gente precisa mostrar, que é verdade que tem desgraça, mas tem muita coisa boa no Rio de Janeiro, que não é mostrada como deveria ser mostrada", afirmou.

"O cidadão, às vezes, liga a televisão e a impressão que ele tem é que só tem bandido no Rio de Janeiro. Na verdade, o Rio de Janeiro tem 99% de homens e mulheres honestos, trabalhadores, que ganham dinheiro a custo do seu suor, e muitas vezes, não aparece", completou.

Voltar ao topo