Municípios fazem protesto em Brasília

Os prefeitos de todo o país promovem hoje, em Brasília, mobilização no Congresso Nacional para pleitear uma fatia maior no “bolo” da reforma tributária. Na manifestação, os prefeitos vão tentar negociar e sensibilizar os parlamentares a realizar mudanças na votação das emendas propostas. O presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski, espera reunir cerca de três mil prefeitos em Brasília hoje.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, está em Brasília para se unir aos cerca de duzentos prefeitos paranaenses que participam da luta pela aprovação das emendas de interesse municipal na reforma. Para o secretário Renato Adur, a presença dos prefeitos e da equipe do governo do Paraná é significativa.

Na votação de primeiro turno da reforma tributária, realizada na última quinta-feira, os prefeitos já conseguiram entrar na partilha da Cide (imposto dos combustíveis), com o repasse de 6,25% da receita da contribuição. Outra vitória dos municípios foi a criação de contribuições para custear os serviços de limpeza urbana. Apesar de algumas mudanças, os pequenos municípios necessitam de mais incentivos para aliviar suas crises financeiras.

O prefeito do município de Santa Gertrudes, interior paulista, João Carlos Vitte, defende uma maior participação dos municípios nos recursos tributários. “A União e os estados devem criar novos mecanismos de um repasse mais justo das taxas e contribuições que são pagas pela população aos municípios brasileiros”, avalia.

Voltar ao topo