Mãe foge após o parto e deixa bebê em hospital de São Paulo

Uma mulher em trabalho de parto procurou a maternidade da Santa Casa de São Roque, na região de Sorocaba, e, depois de dar à luz fugiu do hospital sem levar o bebê. Ela estava sem documentos e forneceu nome falso e endereço inexistente ao preencher a guia de internação, feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O parto, feito na segunda-feira, foi normal e bem sucedido. Tanto que, horas depois, a mãe saiu da enfermaria e sumiu.

A criança, uma menina de pele clara e cabelos escuros continua no hospital e passa bem. Ela nasceu com 2,6 quilos e 46 centímetros. As enfermeiras já a "batizaram" de Clara. Quando receber alta, o bebê será levado para um abrigo de menores e seu destino, que pode ser a adoção, será decidido pelo Juizado da Infância e da Juventude. A administradora da Santa Casa, Márcia Cruz, entrou em entendimento com o Conselho Tutelar para retardar em alguns dias a saída do bebê. "A menina é sadia, se alimenta bem, mas como tem feito muito frio, vamos liberá-la só no início da próxima semana."

As câmeras de segurança instaladas no hospital não flagraram a fuga da mãe, mas registraram sua entrada. Ela aparenta ter 30 anos, vestia calça cinza e blusa branca e, antes de ir para a sala de parto, passou pelo atendimento pré-natal. Segundo a administradora, o hospital está apurando em que circunstâncias a paciente fugiu e se houve falha de funcionários. A Polícia Civil também abriu inquérito para apurar o abandono. A administradora contou que o centro obstétrico está com lotação acima da normal em razão da greve de médicos que paralisa a maternidade da Beneficência Hospitalar de Mairinque, cidade da região.

Voltar ao topo