Lula inaugura no Rio fábrica de vacinas da Fiocruz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inauguram nesta segunda-feira (1º), às 10 horas, o Centro de Produção de Antígenos Virais (CPAV) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A unidade tem capacidade para fabricar cerca de 100 milhões de doses de vacinas por ano.

Inicialmente, o CPAV produzirá a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). No Centro de Produção de Antígenos Virais poderão ser produzidas outras vacinas, como rotavírus, varicela, hepatite A, febre amarela inativada, poliomielite inativa e dengue.

Às 15 horas, o presidente Lula e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participam da cerimônia de assinatura dos primeiros contratos entre cooperativas de materiais recicláveis e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão investidos em capacitação profissional, compra de máquinas e equipamentos e assistência técnica.

Até agora, 29 projetos, em nove estados, foram aprovados pela diretoria do banco e receberão mais de R$ 19 milhões. Nessa segunda, as primeiras 14 cooperativas oficializarão o contrato com o banco.

Voltar ao topo