Lula: “É a concretização de um sonho”

Logo após deixar a sala de votação, na manhã de hoje, Luiz Inácio Lula da Silva, emocionado e com tom de presidente eleito, afirmou que aquele momento era o mais feliz de sua vida. “É a concretização de um sonho”, disse, agradecendo a seus eleitores.

Lula votou em 10 segundos, na Escola Estadual João Firmino Corrêa de Araújo, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. “Quero dedicar essa eleição ao povo sofrido do nosso querido Brasil, povo esse a quem eu pretendo dedicar, se ganhar as eleições, os quatro anos de mandato”, afirmou o petista, na única vez em que utilizou a ressalva “se ganhar as eleições”.

Falando calmamente, Lula lembrou da mãe, Eurídice, a Dona Lindu. “Eu só lamento que eu tenha chegado onde cheguei 22 anos depois da morte de minha mãe, mas, de qualquer forma, eu acho que nós chegamos lá”, afirmou. “Eu acho que começa um novo tempo. O Brasil vai viver um novo momento, se Deus quiser.” Lula aproveitou o momento para avaliar a sucessão. “Conseguimos fazer uma campanha do jeito que eu gostaria de fazer, uma campanha limpa, sem falar mal de ninguém. Acho que o povo brasileiro está de parabéns por sua participação extraordinária nestas eleições.”

Ligações

O petista acordou às 6h30, em seu apartamento  no centro de São Bernardo. Em seguida, falou com Frei Beto. O cantor Gilberto Gil ligou de Paris para cumprimentá-lo.

Antes de votar, Lula participou de uma pequena festa com vizinhos, que levaram um bolo para comemorar seus 57 anos. O petista comemora o aniversário no dia 27 de outubro, data em que sua mãe disse que ele nasceu. Mas foi registrado em 6 de outubro  coincidentemente dia do primeiro turno.

Lula chegou à escola às 10h23, acompanhado da mulher, Marisa, e da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), que estava com o namorado, Luiz Favre. Centenas de militantes esperaram Lula ao som de batucada. Um esquema com pelo menos 12 agentes da Polícia Federal foi montado para evitar confusão. Mesmo assim, houve tumulto.

Após breve pronunciamento, Lula retornou para casa, onde era aguardado por militantes. Ele fez questão de parar o carro na rua e entrar pela porta da frente do prédio. Às 11h30, saiu à janela, no 12.º andar, e estendeu uma bandeira do Brasil na sacada.

Visita

Até o início da noite, Lula estava no Hotel Meliá, zona sul da capital, com familiares e membros da cúpula do PT. À tarde, recebeu a visita da filha Lurian e da neta. O petista almoçou no quarto, uma suíte júnior, pelo qual pagou R$ 300. Comeu robalo com alcaparras e tomou coca light. De sobremesa, pediu um pudim de leite.

No mesmo andar – o 15.º – estava o cantor Jorge Benjor. “Foi uma surpresa vê-lo saindo do quarto com sua mulher”, disse. “Votei 13 e 13, apesar de não ser adepto do número”, revelou, em referência a uma superstição.

Após a definição do resultado da eleição, Lula faria um pronunciamento no Hotel Intercontinental e, em caso de vitória, seguiria para a Avenida Paulista, para festejar.

Voltar ao topo