Lula diz que faz o maior trabalho social da história

  Ricardo Stuckert
lula190305.jpg

Lula: "Uma das maiores inclusões
sociais de todos os tempos".

Aracaju – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em Aracaju, que o seu governo promove a maior inclusão social da história. Ele disse isso durante a inauguração de um conjunto habitacional popular na capital do estado. Lula parou para falar com os jornalistas, mas não respondeu a nenhuma pergunta. Só ele falou. Na declaração, Lula disse também que o projeto de transposição do Rio São Francisco sairá logo.

?O meu governo está promovendo uma das maiores inclusões sociais de todos os tempos?, disse Lula, lembrando dos programas de transferência de renda, dos empréstimos feitos à população e dos investimentos em saneamento básico, que, segundo ele, são 14 vezes maiores do que os que foram feitos no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Lula fez a declaração ao participar da entrega de 609 casas do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) em Aracaju. O programa atende famílias que ganham até seis salários mínimos por mês e vivem em capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 100 mil habitantes. Com os recursos, as famílias podem reformar e ampliar moradias e até transformar imóveis em moradias. Segundo o Ministério das Cidades, foram investidos R$ 11,5 milhões nas obras.

Lula destacou que as casas populares foram construídas perto do centro da cidade e da praia, locais destinados, em geral, aos imóveis das classes mais ricas. ?Não é mais um bairro dos ricos. É um bairro de brasileiros e brasileiras independentemente da religião, da origem social, da cor ou do sexo, ou seja, é um bairro onde moram homens e mulheres e pode morar o rico de um lado e o pobre do outro?, disse o presidente.

Em discurso, Lula mencionou que vários moradores já estão reformando as casas novas, o que, segundo o presidente, mostra o crescimento da economia do País. ?A família está adequando a casa ao seu jeito de ver a sua própria casa. Isso gera mais emprego e gera mais renda. Tem muita gente que estava desempregada e, agora, arruma um ?biquinho? para fazer. É assim que o nosso querido Brasil vai se desenvolver?, ressaltou.

No desembarque na capital sergipana, o presidente foi recebido com aplausos e vaias foram por grupos que o esperavam no aeroporto de Aracaju. Um grupo de petistas gritava ?Um, dois, três, Lula outra vez?. A vaia partiu de um grupo menor, com umas 20 pessoas, principalmente do PSOL, partido da senadora Heloisa Helena. Esse grupo, ligado ao Sindicato dos Petroleiros de Aracaju, protestava contra o projeto de transposição do Rio São Francisco, contra a reforma sindical, contra demissões na Petrobras e gritavam palavras de ordem contra a política econômica.

Lula disse também que as obras de duplicação da BR-101 Nordeste deverão ser iniciadas nos próximos dois meses. A rodovia corta o litoral nordestino e passa por Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Bahia. O presidente lembrou que as obras foram interrompidas quando o Tribunal de Contas da União (TCU) verificou irregularidades, mas, segundo ele, deputados e senadores da bancada nordestina no Congresso negociaram com o tribunal a continuidade das obras. 

Voltar ao topo