Líder do PT apóia o fim da reeleição

O estatuto da reeleição deve ser suprimido da democracia brasileira, defende o líder do PT na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana, que afirma haver um ?grande consenso? no Congresso Nacional sobre isso. ?Uma grande maioria de opiniões entende dessa forma. A bancada do PT tem uma ampla maioria de deputados que pensam assim. Portanto, devemos incluir o fim da reeleição nos pontos da reforma política?, disse.

Fontana, que classifica a medida como ?a reforma das reformas?, diz que o mandato presidencial deve passar de quatro para cinco anos. E também se diz a favor da fidelidade partidária. ?Na legislatura atual, que está se encerrando nos próximos dois meses, tivemos mais da metade dos parlamentares que trocaram de partido. E isso frauda a vontade do eleitor e a vontade de quem construiu o Congresso?.

Segundo o deputado, nas próximas semanas, o PT pretende formar uma coalizão com partidos como o PMDB, PCdoB, PSB – núcleos que apóiam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde o primeiro governo. A idéia é que a base garanta a votação de reformas consideradas importantes, como a da reeleição. 

Voltar ao topo