Ladrões levam quadros de Portinari e Picasso do Masp

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), o maior da América Latina, situado na Avenida Paulista, no bairro de Cerqueira César, foi assaltado durante esta madrugada. Teriam sido levadas duas obras que estão entre as mais importantes do acervo do museu – "O Lavrador de Café", obra de 100×81 centímetros, de Cândido Portinari, e "O Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, quadro de 65×54 centímetros.

A assessoria de imprensa do museu não foi localizada para comentar o assunto. Outros funcionários, que não quiseram se identificar, disseram apenas que o Masp deverá permanecer fechado nos próximos dias por "motivos técnicos", mas, provavelmente, deve ser para a realização de investigações no local. Não souberam informar também se alguém teria ficado ferido durante o assalto.

Sabe-se, por enquanto, que a ação dos ladrões foi rápida e precisa, pois eles sabiam as obras que pretendiam levar. As cenas do assalto teriam sido gravadas pelo circuito interno de TV e deverão ajudar nas investigações. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública já está acompanhando o caso, que teria sido registrado no 78º Distrito Policial dos Jardins, mas ainda não há mais detalhes.

Voltar ao topo