Jovem que contraiu gripe suína no Brasil é mantido internado

O segundo jovem internado com gripe suína no Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), continua com febre, segundo o diretor da unidade, Alexandre Cardoso. O amigo que viajou ao México e lhe transmitiu o vírus Influenza A (H1N1) – no primeiro caso de contaminação dentro do Brasil – está “praticamente assintomático”, mas só terá alta quando o ciclo do vírus tiver terminado, ou seja, em dez dias, segundo o diretor do hospital, Alexandre Cardoso. As famílias dos dois, ambas da Ilha do Governador, zona norte do Rio, estão sendo monitoradas.

Hoje o controle de passageiros que chegam de países em que foram registrados casos de gripe suína foi intensificado no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Às 9 horas, quem veio no voo da American Airlines de Miami foi recebido no setor de desembarque por agentes das secretarias de Saúde do município e do Estado, além da equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Os passageiros preencheram formulários com seus dados e responderam perguntas sobre seu estado de saúde, em entrevistas individuais. Nenhum deles tinha sintoma da doença.

Voltar ao topo