Segurança

Inspirada no FBI, Academia Nacional de Polícia será criada por Moro pra treinar policiais

Academia Nacional de Polícia do Ministério da Justiça vai oferecer treinamentos no mesmo padrão da Polícia Federal. Foto ilustrativa: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, pretende capacitar policiais civis e militares para atuarem no mesmo padrão de investigações da Polícia Federal. Para isso, planeja criar, ainda neste ano, a Academia Nacional de Polícia, para ofertar cursos e treinamentos. Nos próximos três meses serão oferecidos pelo menos quatro treinamentos voltados ao uso da inteligência policial no combate à corrupção e ao crime organizado e violento – três deles no âmbito da Academia.

+Leia também: Seed apura denúncia de abuso sexual de diretor em aluna na RMC

O curso mais importante, segundo o secretário nacional de Segurança pública, general Guilherme Theophilo, está previsto para começar no dia 30 de setembro, com duração de dois meses. “Chama-se Curso Superior de Polícia e é o embrião da nossa Academia Nacional de Polícia, que também é um objetivo estratégico do ministro Moro que a gente crie até o final do governo, com toda a estrutura nossa, para aperfeiçoarmos nossos policiais militares e civis, e por vezes alguns do Corpo de Bombeiros Militar”, conta o secretário da Senasp. A aula inaugural será com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

“O grande objetivo é formar uma networking com esse pessoal e eles se conhecerem, além do maior preparo com pessoas de alto nível”, explica Theophilo. Segundo o secretário, o projeto seguirá um modelo de treinamento do FBI, a polícia federal norte-americana.

+Leia mais: Morador protesta contra ‘abandono’ de São José dos Pinhais

A partir do ano que vem, o objetivo é abrir cursos também para profissionais enviados por países vizinhos. “Vamos aproximar, fazer esse intercâmbio para mandarmos alunos para lá e receber gente para fazer nosso curso, um padrão Polícia Federal nosso, que é reconhecido internacionalmente”, diz o secretário.

Apesar de o lançamento do projeto da Academia Nacional de Polícia estar previsto apenas para o dia 24 de setembro, o primeiro curso que integra o programa já começou nesta segunda-feira (9). O curso de planejamento estratégico, ministrado pela Escola Superior de Guerra (ESG), foi ofertado para um policial civil e um militar de cada estado, em Brasília. Cada estado também poderá enviar dois representantes para o curso Superior de Inteligência, com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), segundo a Senasp, ainda sem data definida para começar.

Fortalecimento das Polícias Judiciárias

A Senasp também tem em andamento o Projeto de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), voltado prioritariamente para capacitação das polícias civis dos estados. O curso é voltado para a criação de uma delegacia anticorrupção em cada estado – uma diretriz estabelecida pelo ministro Sergio Moro como condição para repasses do fundo nacional de segurança pública.

O curso traz delegados responsáveis por grandes casos, como o mensalão, para discutir técnicas de investigação. Entre os convidados estão Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da PF e ex-diretor da Abin; Getúlio Bezerra, ex-delegado da PF especializado em repressão ao tráfico de drogas, planejamento operacional, lavagem de dinheiro e crime organizado; e Jorge Pontes, ex-delegado da PF que coordenou a Interpol no Brasil.

+Leia ainda: Varal à venda vira ação social e conquista vizinhança de Curitiba

Também dão treinamentos durante os cursos o delegado Luis Flavio Zampronha, delegado da PF responsável pelas investigações do mensalão e da Operação Spoofing; Maurício Moscardi, delegado da PF que atuou na operação Lava Jato; Isalino Giacomet, delegado especialista em investigação de crimes econômicos; e Cleyber Malta, responsável pela investigação do inquérito dos portos, que levou à prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

“Normalmente, o ministro Sergio Moro faz a abertura, eu faço uma palestra sobre motivação. Porque nossa polícia judiciária está muito desmotivada, eu comparo ela a uma obra enterrada, porque ela não aparece muito, e nem deve. Aí os governadores não dão tanta importância como dão à PM, compram viaturas, armamentos, é bonito, desfila no Sete de Setembro. E a investigação? De que adianta ser repressivo se você não chega a punir os culpados? Será que o crime não está compensando”, indaga Theophillo.

+ Leia mais: O que Moro, Oriovisto e Reginaldo Manzotti têm em comum? Todos vão ganhar medalha de Curitiba

O PFPJ já passou por quatro regiões do Brasil desde maio deste ano. O curso já foi ministrado para policiais nas regiões do Nordeste, em Recife (PE); Norte, em Belém (PA); Sudeste, em Vitória (ES); e Centro-Oeste, em Goiânia (GO). Na próxima semana, será a vez do treinamento para policiais da região Sul, em Curitiba. O ministro Sergio Moro e o secretário Guilherme Theophillo devem participar do primeiro dia de treinamentos, na segunda-feira (16).

Canil com 82 cães de raça em situação insalubre é descoberto na Grande Curitiba