Hospital de campanha atenderá desabrigados no MA

Um hospital de campanha, instalações sanitárias móveis, barracas de campanha, barcos e homens do Corpo de Bombeiros e da PM do Maranhão estão sendo enviados para as regiões atingidas pelas cheias dos rios Mearim, Tocantins, Grajaú e Itapecuru. Cerca de 10 mil cestas básicas foram adquiridas pelo governo estadual e começam a ser distribuída ainda neste sábado. A operação de assistência para atender mais de 10 mil desabrigados já está em andamento.

O anúncio do esforço do governo estadual para minimizar o sofrimento das populações ribeirinhas atingidas pelas cheias foi feito ontem, no início da noite, pelo secretário da Casa Civil do Maranhão, Luís Fernando Silva, depois que um grupo de secretários estaduais sobrevoou a região atingida. “A prioridade, nesse momento, é preservar a vidas das pessoas”, afirmou Silva.

O hospital de campanha com capacidade de atender mil pessoas, os banheiros móveis e um acampamento foram destinados aos dois municípios mais afetados, Trizidela do Vale e Pedreiras – distantes 280 quilômetros de São Luís – onde estão cerca de 80% dos atingidos pela cheia.

O hospital será montado em um campo de futebol, na parte mais alta de Trizidela do Vale, que hoje está com 70% da sua área debaixo d’água, o acampamento com barracas de lona será levantado no estádio municipal e os banheiros químicos serão instalados juntos aos galpões e escolas que estão sendo usados como abrigo para as vítimas da cheia do Mearim.

Além disso, cerca de 150 bombeiros e policias militares distribuídos em grupos e equipados com barcos estão sendo deslocados para as zonas atingidas pelas cheias dos quatro rios maranhenses que já transbordaram. Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde também será enviada para ajudar na contenção de doenças e epidemias entre os desabrigados.

Até ontem, a Defesa Civil Estadual tinha notícias de que 15 cidades haviam sido atingidas pelas cheias no Maranhão. Destas, 11 já haviam decretado estado de emergência, uma estava isolada e mais quatro estão sendo monitoradas por causa da intensificação das chuvas no estado. Os rios que já transbordaram estão entre quatro e nove metros acima dos seu nível normal e a Defesa Civil espera o agravamento da situação ainda durante o carnaval, quando estão previstas chuvas intensas sobre todo o Maranhão.

Voltar ao topo