FHC classifica de ?ignorância? e ?demagogia? ataques que recebeu

O presidente Fernando Henrique Cardoso transformou hoje o discurso na cerimônia de abertura da 36.ª Convenção Nacional dos Supermercados numa defesa dos oito anos de governo e numa resposta às críticas que os candidatos da oposição a presidente têm feito à administração. Sem citar, explicitamente, os presidenciáveis do PT (Luiz Inácio Lula da Silva), PPS (Ciro Gomes) e PSB (Anthony Garotinho) nem a disputa presidencial, Fernando Henrique classificou de ?ignorância? e ?demagogia? muitos ataques que recebeu, acusou os críticos de negar a realidade e advertiu contra quem prega mudanças sem se preocupar com a volta da inflação.

?Até há quem fale de um outro modelo?, afirmou, em tom irônico, no pronunciamento para os participantes da solenidade promovida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). ?Mas que modelo seria esse? Um obstáculo ao desenvolvimento? Querem um modelo desfavorável ao investimento? Como é que cresce  se o modelo não for favorável ao investimento? Querem aumentar a exclusão? Por que estamos aumentando a inclusão.? Segundo ele  houve expansão no consumo e avanço dos indicadores sociais. ?Isso significa o quê? Exclusão? Não, isso é inclusão. Um outro modelo? Qual, que diminua a inclusão?? Fernando Henrique defendeu a continuidade do atual modelo, com gastos públicos controlados e inflação baixa. ?Se se imagina um outro modelo no qual a inflação não esteja sob controle, pobre povo! Pobre povo!?, afirmou. ?Porque quem paga o descontrole da inflação é o mais pobre, é o povo, só que paga sem saber que está pagando. Aí (quando há inflação) é fácil expandir gastos sem nenhum controle, prometer tudo a todo mundo?, disse.

O presidente lembrou que os críticos dizem que a economia cresceu pouco nos anos durante o Plano Real, mas rebateu as críticas. ?Que (o crescimento econômico) não foi o que se desejava é verdade, mas não foi por causa do controle da inflação?, discursou. ?Ainda assim, de 1993 a 2001, o crescimento acumulado da economia foi de 31%. A média (anual) foi 2,7%, 3%. É baixa para o que queremos, mas foi contínua. Nos 12 anos anteriores a 93, houve cinco anos em que houve retração.? Ele atribuiu os níveis de expansão econômica brasileira a questões internacionais.

Voltar ao topo