Dificuldades de acesso prejudicam 24,5 milhões

Foto: Lucimar do Carmo/O Estado
Locomoção é apenas um dos problemas dos deficientes.

Cerca de 24,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência física que os faz enfrentar dificuldades de acesso. Seja de acesso a lugares públicos, à educação e até à comunicação. Para tratar dessa questão, a Secretaria de Direitos Humanos, através do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) vai lançar amanhã a campanha ?Acessibilidade – Você também tem compromisso?. Segundo a vice-presidente do Conade, Rita Maria Aguiar, a idéia é conscientizar e informar a população e o governo com relação ao respeito às diferenças.

Aguiar informou que a campanha vai lançar três produtos: a marca da acessibilidade, uma revista da turma da Mônica com personagens com deficiência e uma página na internet com o tema acessibilidade – Siga essa Idéia. ?A campanha vem em um momento muito importante para que a população entenda mais o significado da palavra acessibilidade e como cada um pode se envolver, se comprometer?, afirmou. ?Quando falo acessibilidade não é só arquitetônica, mas de comunicação com Libras, em Braille, que as pessoas entendam que quando entra na delegacia uma pessoa com paralisia cerebral ela não é bêbada, apenas tem dificuldade de ambulação andar ou de fala.?

A campanha da acessibilidade vai ser lançada durante a 1.ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que começou ontem, em Brasília. O encontro, que tem como tema ?Acessibilidade – Você também tem compromisso? vai reunir cerca de 1.500 pessoas entre delegados, eleitos durante as conferências municipais, regionais e estaduais, e convidados. Além disso, artistas com deficiência também farão apresentações.

Voltar ao topo