Desastre no Rio faz número de mortes subir para 399

O número de mortos devido a temporais e deslizamentos de terra na Região Serrana do Rio chegou a 399 no fim da tarde de hoje. Nos quatro municípios mais atingidos, há mais de 14 mil pessoas fora de casa.

Em Teresópolis, onde parte da periferia do município foi devastada, o número de vítimas chega a 172, segundo informações da prefeitura. Centenas de moradores estão desaparecidos e cerca de 2.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.

Nova Friburgo conta 169 mortos e mais de 5 mil pessoas fora de casa. Em Petrópolis, o número de mortos chegou a 39, com cerca de 40 desaparecidos e mais de 6 mil desabrigados ou desalojados. No município de Sumidouro, há 19 mortos.

Doações

A Prefeitura de Petrópolis informa que as doações são recebidas no Centro de Cidadania de Itaipava e na sede da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). Os itens mais necessários são: alimentos, água mineral, roupas, roupas de cama e banho, material de limpeza e de higiene, fraldas descartáveis e colchonetes.

No Centro de Cidadania de Itaipava foi aberto um posto de desaparecidos, onde parentes das vítimas devem comunicar o desaparecimento para agilizar os trabalhos dos socorristas.

Os 106 quartéis do Corpo de Bombeiros instalados em diversos municípios do Estado do Rio também estão recebendo doações para envio às vítimas das enchentes e deslizamentos de terra. A Defesa Civil pede que sejam doados água, alimentos não perecíveis (como leite em pó, arroz, feijão e óleo, por exemplo), fósforos, velas, isqueiros, e produtos de higiene pessoal (como creme dental, sabonete e absorventes íntimos) e pede ainda que não sejam feitas doações de roupas e calçados, pois esses itens já estão sendo recolhidos e enviados para as vítimas por outros órgãos e entidades sociais. A campanha não tem prazo para acabar.