Curto circuito em aparelho de controle aéreo atrasou vôos

Brasília – Um dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) do país sofreu um curto circuito na noite de ontem, o que provocou atraso nos vôos. Segundo nota divulgada pela Aeronáutica neste sábado (21), às 23 horas de Brasília, "durante uma inspeção de rotina, foi constatada uma anormalidade" no fornecimento de energia no Cindacta 4, em Manaus.

"Tal falha não comprometia as operações de controle de tráfego aéreo. No entanto, durante um procedimento técnico de manutenção, houve um curto circuito que acabou por comprometer a alimentação das baterias desse sistema". A partir de então, a Aeronáutica adotou uma medida de emergência e passou a transmitir comunicados aos aviões por meio de rádio. no Centro Amazônico (ACC-AZ). "Todos os procedimentos previstos para a degradação de sistema foram aplicados e não procede qualquer afirmação de que as aeronaves correram risco algum". A energia foi restabelecida à 1h32 de sábado, segundo a nota.

Ao longo de sábado, houve 144 vôos cancelados, segundo nota da Infraero. O número representa 11% do total. Tiveram atrasos de mais de uma hora 573 vôos, 45% do total. O aeroporto mais atingido por atrasos foi Belém, com 89% de vôos partindo uma hora após o horário marcado. Em Congonhas, 47 vôos foram cancelados, 28% do total programado para hoje.

Voltar ao topo