Cursos de Medicina terão nova avaliação, diz ministro da Educação

Cursos de medicina do País serão submetidos a um processo de avaliação semelhante ao que agora é realizado com cursos de Direito. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a análise deverá ser feita a partir do desempenho das instituições no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e com base em outro instrumento de campo, cujos contornos ainda não estão totalmente definidos. "O novo processo está sendo calibrado. Temos de ter segurança antes de colocar em prática a nova forma de avaliação", afirmou.

A idéia é usar essa nova avaliação para também orientar o processo de renovação de reconhecimento de cursos da área. No caso de Medicina, a renovação se dará em 2008. A expectativa é de que esse novo instrumento esteja pronto até novembro deste ano. Os resultados da avaliação serão comparados ao Enade dos cursos de medicina de 2007 e de 2004.

No caso dos cursos de Direito, o MEC usa tanto do desempenho das instituições no Enade quanto no desempenho dos alunos no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No cruzamento de dados, 87 cursos de Direito foram considerados ruins. As instituições terão de apresentar justificativas para o desempenho e alternativas para melhorar a formação de seus alunos.

Voltar ao topo