Ciro Gomes confirma 2.º lugar nas pesquisas

Brasília

  – O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, praticamente consolidou, nesta fase da campanha, a posição anti-Lula, o candidato do PT que ainda lidera as pesquisas sobre intenções de voto para a presidência, segundo o resultado de pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Globo e divulgado ontem no Jornal Nacional. É na simulação de como votariam os dois 2 mil eleitores entrevistados em 145 municípios que a posição de Ciro aparece como mais evidência.

Ele abriu 7 pontos de vantagem sobre Luiz Inácio Lula da Silva e venceria um confronto com o representante do PT com 47% dos votos contra 40%. A consultora de pesquisas do Grupo Estado, Fátima Jordão Pacheco, observa que Lula perdeu um estoque de votos substancial.

Em junho, Lula teria 54% dos votos contra 31% de Ciro. “Lula cai contra Ciro, e não contra Serra, uma vez que na simulação de segundo turno contra o candidato tucano o petista teria 48% dos votos e Serra 36%”, disse.

Roseana se opõe a Serra

São Paulo

(AE) – O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usará o e-commerce para arrecadar fundos para sua campanha e lançará, no início de agosto, uma loja virtual. A loja ficará no site oficial do candidato www.lula.org.br. “Foi uma iniciativa do PT e não vimos nada parecido em sites de outros candidatos no Brasil ou mesmo de partidos de outros países em uma pesquisa que fizemos” contou Marcelo Xavier, diretor de marketing da Miracula, empresa que construiu a loja virtual.

O site tem um espaço destinado para doação, além do setor de compras on-line. A loja terá um placar, em que indicará o número de pessoas que compraram no site e o valor total das compras. “Isso trará transparência para a arrecadação dos fundos, algo sobre o qual sempre pariam dúvidas quando se fala em campanha”, acrescentou.

A estrutura de entrega dos produtos aos consumidores ficará sob responsabilidade do partido, que mobilizará empresas e militantes para o trabalho logístico. De acordo com Xavier, o PT quis utilizar a internet para pulverizar a venda dos seus produtos, obtendo um alcance nacional com a rede. Ele não pôde revelar quanto o PT investiu. “Mas posso dizer que um projeto desse nível não requer um investimento muito vultuoso”, completou.

Venda

A parte de venda de produtos está planejada para começar em 1.º de agosto. Na segunda semana, deve estar funcionando a parte de doação. A Miracula quer ver, primeiro, como vai funcionar a parte de e-commerce e quer saber a demanda pelo serviço. Nas eleições de 1998, o site de Lula teve uma média que variou de 400 a 600 mil visitantes por dia, quando o número de internautas era bem menor, daí a preocupação da empresa em colocar a loja virtual em funcionamento por etapas.

O internauta poderá pagar suas compras com cartão de crédito ou usar o débito em conta. Para comprar, o usuário precisará se cadastrar no site. “Um dos recursos da loja é o ?eleitor de carteirinha?. As pessoas que se cadastrarem e fizerem pelo menos uma compra não precisarão redigitar seus dados e terão facilidades no futuro”, explicou.

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