Chanceler Celso Amorim viaja amanhã para o Peru

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viaja neste domingo (19) para Lima, no Peru, onde participa de reuniões bilaterais com o presidente Alan Garcia e com o chanceler José Antonio García Belaúnde.

Segundo nota do Itamaraty, no encontro, serão assinados projetos de cooperação técnica nas áreas de saúde e de desenvolvimento social. De acordo com o ministério, desde janeiro do ano passado um acordo de comércio bilateral gerou cerca de US$ 2,3 bilhões.

Celso Amorim também se encontra com o secretário-geral da Comunidade Andina de Nações (CAN), Freddy Ehlers, e participa da abertura da II Reunião do Foro sobre a Iniciativa da Bacia do Pacífico Latino-americano.

A Agência Brasil, citando o Itamaraty, informa que, por ter sido marcada antes do terremoto que atingiu o país na última quinta-feira (16), a agenda do ministro não inclui, em princípio visita às cidades atingidas pelos tremores.

O terremoto, que alcançou 7,5 pontos na escala Richter, deixou mais de 500 mortos e 1,5 mil feridos. Cerca de 17 mil casas foram destruídas e mais de 85 mil pessoas necessitam de algum tipo de ajuda, principalmente na cidade de Pisco, a mais atingida pelo terremoto.

No entanto, o Itamaraty informou em nota que, por determinação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo brasileiro está buscando prestar todo o apoio possível ao Governo do Peru em atenção às vítimas dos terremotos que atingiram aquele país no último dia 15.

Três aviões Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira foram programados para aterrissar hoje em Pisco, levando 46 toneladas de alimentos, o que deve atender dez mil pessoas por um período de 15 dias. "Trata-se da maior doação internacional de alimentos já feita pelo governo brasileiro", ressaltou a chancelaria brasileira.

Nos aviões, seguem também 11 legistas do Instituto Nacional de Criminalística, do Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sendo três médicos legistas, três odonto-legistas, três peritos em DNA e dois papiloscopistas.

A Força Aérea Brasileira também está transportando ao Peru 80 autoridades locais peruanas que se encontravam em Porto Velho, após avaria na aeronave que os transportara ao Brasil para visita de intercâmbio institucional. Entre eles, encontram-se representantes das zonas atingidas pelos sismos.

Na terça-feira, dia 21, deverá aterrissar em Pisco a quarta aeronave brasileira, que transportará um clínico geral, medicamentos e frascos potabilizadores de água capazes de atender uma população de aproximadamente 36 mil pessoas, durante um mês. A doação de medicamentos totalizará 14 toneladas. Além disso, o governo brasileiro ofereceu ao governo peruano o auxílio de dez equipes de guias e cães farejadores, acompanhados de viaturas e geradores de energia.

Voltar ao topo