Centro Principal de Operações finaliza o primeiro teste para o Pan

Rio de Janeiro – O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos 2007 terminou, nesta quarta-feira (20) o teste operacional de 30 horas no Centro Principal de Operações (Moc, na sigla em inglês).

Montado na sede do comitê, na zona oeste do Rio de Janeiro, o centro tem como objetivo monitorar todas as informações sobre a competição e mobilizar órgãos em situações de emergência. A unidade começa a funcionar no próximo dia 28.

Segundo o presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, o centro é assitido por setores dos governos federal, estadual e municipal, ?unindo também o Comitê Organizador dos Jogos, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros?.

Ele acrescenta que, embora espaços desse gênero sejam comuns em jogos olímpicos, esta será a primeira vez que uma competição Pan-americana terá um centro para simulações de emergência.

Neste primeiro teste, a equipe trabalhou na simulação de 720 casos, situações que já ocorreram em Olimpíadas, como acidentes com veículos e ameaças de bombas. Um possível combate à violência urbana também foi testado, com o emprego da Força Nacional de Segurança.

Para o secretário-geral do comitê, Carlos Roberto Osório, os maiores problemas podem vir da área de transportes. Nesse sentido, uma das simulações foi um acidente envolvendo ônibus de delegações na Linha Amarela, que liga a Barra da Tijuca, onde fica o centro, à Ilha do Fundão.

"Qualquer incidente, seja na área de segurança ou de trânsito, tem um impacto na área de transporte, que pode ser refletido nos jogos. A partir daí, é preciso tomar medidas para mitigar os problemas, como a criação de rotas alternativas, de modo que os jogos possam continuar mesmo no caso de um incidente?.

Voltar ao topo