Celular Seguro

Celular roubado? Novidade em aplicativo facilita bloqueio de aparelho

Celular Seguro permite bloquear aparelho roubado sem aplicativo instalado
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma nova função do aplicativo Celular Seguro deve facilitar a vida de quem teve o aparelho roubado ou furtado. Agora, não é mais preciso ter o aplicativo previamente instalado no celular para conseguir bloqueá-lo.

Portanto, quem for vítima de furto, roubo ou perda do celular pode fazer o registro usando outro dispositivo, seja um telefone emprestado, tablet ou computador. A novidade foi anunciada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na quinta-feira (11/12).

Outra mudança importante: acabou a dor de cabeça de precisar informar o IMEI, aquela numeração que funciona como um “CPF” do aparelho. O processo ficou bem mais simples.

Como bloquear o celular roubado

Para fazer o bloqueio, basta baixar o aplicativo em outro dispositivo e registrar a ocorrência em até 15 dias após o incidente. É necessário apenas informar quando aconteceu e qual linha telefônica estava sendo usada no celular perdido.

Com essas informações, o sistema já permite bloquear a linha telefônica, os aplicativos financeiros e o IMEI do aparelho. Também é possível cadastrar o celular no modo de recuperação, facilitando o trabalho das polícias estaduais caso o aparelho seja encontrado.

Lançado em dezembro do ano passado, o Celular Seguro já conta com 3,6 milhões de pessoas cadastradas, segundo dados do governo federal. A ferramenta foi criada justamente para agilizar o bloqueio de aparelhos e reduzir os prejuízos financeiros causados por golpes digitais, que se tornaram comuns nos últimos anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna