Boletim petista faz denúncias contra Serra

O boletim ?Informes?, editado pela bancada do PT na Câmara, comprou as dores do presidenciável do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, que vem sendo criticado pelo tucano José Serra por não fazer previsão de como resolverá o problema do desemprego, caso seja eleito.

Em resposta, o ?Informes? diz que foi Serra quem deu início à privatização do setor elétrico – que ele criticou esta semana – com o corte de milhares de postos de trabalho.

Lembra o boletim, reproduzido também pela internet, que a privatização do setor elétrico começou em 1995, quando Serra era ministro do Planejamento, tendo presidido o Conselho Nacional de Desestatização (CND) até 1996. ?Neste período, foram privatizadas as companhias Escelsa, do Espírito Santo, e a Light, do Rio de Janeiro. Como conseqüência imediata da privatização, a Escelsa demitiu metade dos seus 2,6 mil funcionários do quadro próprio e a Light já cortou mais de 6 mil dos mais de 11 mil empregos que gerava?, afirma o site oficial da bancada petista na Câmara.

Ainda de acordo com o informativo petista, foi durante a gestão de Serra que o governo definiu o cronograma de venda de outras empresas de energia, como a Cerj (RJ), a Coelba (BA), a RGE (RS), a CPFL (SP), a Enersul (MS), a Cemat (MT), a Energipe (SE) e a Cosern (RN).

O boletim petista reproduz a reposta do candidato tucano a uma pergunta sobre privatização feita na sabatina do jornal ?O Globo?, na segunda-feira: ?Não foi bem feita. Ficou-se no meio do caminho. E isso vai ter que ser equacionado no futuro?, disse Serra especificamente sobre a venda de empresas do setor elétrico.

Em seguida, o boletim da bancada do PT reproduz parte do discurso de Serra, durante a transmissão de cargo de ministro do Planejamento e Orçamento: ?O processo de privatização foi reorganizado no CND, que me coube presidir. O valor equivalente arrecadado neste governo em 17 meses pela privatização perfaz 42% do total arrecadado nos cinco anos anteriores. Já começamos a privatizar a Rede Ferroviária Federal, concluímos a venda da Light e preparamos a venda da Companhia Vale do Rio Doce?, discursou Serra.

Ainda conforme a publicação do PT, Serra mostrava total acordo com o modelo de privatização das companhias elétricas. ?Com a regulamentação e a modelagem, a cargo dos ministérios setoriais, avançaremos, até o final do governo, na privatização da geração da energia e das telecomunicações?, continuam os petistas a reproduzir a fala de Serra na época.

Voltar ao topo