Após apagão, Fernando de Noronha já recebe turistas

Após dois dias de muita tensão e confusão provocados por um apagão, o arquipélago de Fernando de Noronha, tentava nesta quinta-feira (14) recuperar o clima habitual de tranqüilidade – característica que aliada às belezas naturais transformaram a ilha em um dos principais destinos turísticos do litoral nordestino. Pouco mais de 24 horas após as autoridades administrativas locais terem suspendido a entrada de novos turistas, diante do risco de um colapso no sistema de abastecimento de água – os primeiros vôos comerciais foram autorizados a pousar.

Até às 15h, de acordo com informações da administração local, a energia já havia sido restabelecida em 80% da localidade. Em nota oficial, o grupo Neoenergia – que controla a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) – considerou como "bem sucedida" a operação de restabelecimento do sistema elétrico.

Durante o apagão, dezenas de turistas foram orientados a deixar o arquipélago. Com o retorno parcial da energia, o clima entre visitantes e nativos ficou mais calmo. "Meu estoque de enlatados biscoitos e sucos acabou. Tive que ratear tudo entre os hóspedes já os alimentos que precisam de refrigeração estava todos estragados", destacou Mário Fragoso, gerente de uma pousada local.

Voltar ao topo