Chuvas em SC

Após 11 dias, Força Nacional termina trabalho em Santa Catarina

Os integrantes da Força Nacional e cães farejadores que participaram da Missão Labrador, ajudando no resgate e socorro às vítimas das enchentes em Santa Catarina, retornaram nesta terça-feira (9) da missão à Brasília. De acordo com o Ministério da Justiça, em 11 dias de operação foram salvas mais de 400 pessoas em áreas isoladas dos municípios de Itajaí, Gaspar, Jaraguá do Sul, Ilhota, Luís Alves e Blumenau. Também foram localizados oito corpos.

Os 45 integrantes da Força enviados ao Estado pertencem ao Corpo de Bombeiros Militar, especialista em operações de salvamento. A missão recebeu o nome de Labrador por causa da predominância da raça entre os 12 cães que participaram das buscas.

Os homens da Força Nacional de Segurança Pública e os cães chegaram a Santa Catarina no dia 26 de novembro, quando o ministro da Justiça, Tarso Genro, atendeu o pedido do governador Luiz Henrique.

Ainda segundo o ministério, dois integrantes da Força foram atingidos por um deslizamento de terra no Morro do Baú, na divisa entre os municípios de Luiz Alves e Ilhota. Um deles ainda está hospitalizado, mas não corre riso de morte.