Anatel diz que não há prazo para fim dos testes com rádios digitais

Brasília – ?O prazo vai depender dos esforços que serão realizados por cada grupo. Se tiver um esforço integrado com universidades, em dois, três meses, é possível ter, pelo menos, alguma finalização?. A afirmação é do superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ara Apkar Minassian, sobre o tempo que se levará para concluir os testes oficiais de rádio digital dentro da nova metodologia.

"Porém, o último pedido de autorização para realização de teste individual foi feito em abril deste ano. Ou seja, até abril do ano que vem, ainda haverá rádios testando?, explica. Ele diz não querer gerar expectativas sobre quando os testes oficiais com os sistemas de rádio digital estarão prontos. ?Hoje, eu não tenho resultados confiáveis?, avisa o superintendente.

"Os aflitos, os apressados que dizem: ‘não, em quinze dias eu mando’, em quinze dias não vão fazer uma coisa bem feita. O importante é ter resultados confiáveis porque a sociedade internacional vai olhá-los com lupa e não pode ter furos?, afirma. O superintendente conta que, noprocesso de escolha da TV digital, ?muita gente questionou o resultado dos testes, mas nós tínhamos tanta confiança que confirmamos tudo e tínhamos razão. Então você não pode vacilar?, diz Minassian.

Para ele, só agora, com a metodologia elaborada, é que o processo de escolha do sistema digital começa a andar. ?Estamos na estaca, se não zero, incipiente ainda. Recentemente conversamos com os radiodifusores que têm vontade de prosseguir com os testes e também com as associações de classe envolvidas?.

Segundo Minassian, o prazo final será dado pelo desenrolar dos testes. ?Temos que avaliar com muita cautela esses resultados. Se, na hora de testar, surgir um imprevisto? É difícil você identificar agora os problemas que vão surgir?, avalia. O superintendente conta que a maioria da empresas ? tanto AM, quanto FM – que realizaram testes individuais, optaram por testar o sistema americano Iboc. Duas a três rádios serão escolhidas para fazerem os testes oficiais.

Já o modelo europeu DRM será testado pela Universidade de Brasília (UnB) emparceria com a Radiobrás. O transmissor já está com a equipe da UnB e será instalado na estação transmissora da Rádio Nacional, em Brasília. O aparelho receptor será instalado em um veículo móvel da Radiobrás. Onze rotas distintas foram traçadas para testá-lo em diversas localidades. Para iniciar os testes, a equipe aguarda a visita de um técnico alemão que finalizará a instalação dos equipamentos.

Voltar ao topo