Aeroportos têm 11,4% de atrasos até as 13 horas

Os aeroportos brasileiros registram 11,4% de atrasos até as 13 horas de hoje, apesar da operação padrão iniciada ontem pelos funcionários de empresas aéreas, que pretendem pressionar as companhias por reajustes salariais.

De acordo com o balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, tem 17% de voos atrasados desde a zero hora de hoje. Às 13 horas, apenas um voo estava atrasado. Em Congonhas, o atraso é de 7,3%. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont tem 20% dos seus voos atrasados. Já no Galeão, 11,3% dos voos sofreram atrasos.

Ontem, primeiro dia de operação padrão, os passageiros também não sofreram com alto índice de atrasos. Segundo o balanço do dia, divulgado pela Infraero, até as 19 horas, 10,6% dos voos domésticos tiveram atrasos superiores a 30 minutos.

Os aeronautas (comissários e pilotos) e aeroviários (profissionais que atuam em solo) fazem a operação padrão para reivindicar reajuste de 30% sobre o piso salarial e de 15% para os demais trabalhadores, mas ainda não conseguiram chegar a um acordo com o sindicato que representa as empresas aéreas.

Enquanto a operação padrão for mantida, os funcionários prometem se recusar a tomar atitudes que minimizam a sobrecarga provocada pelo aumento dos voos em dezembro, como a redução dos horários de almoço e mudanças nas escalas de trabalho sem aviso prévio. Os sindicatos também não descartam a realização de paralisações este mês, caso as negociações salariais não avancem.