Brasil terá em 2006 a menor taxa de juros dos últimos tempos, diz Mantega

Brasília ? Ao deixar a Câmara dos Deputados, onde falou aos membros da Comissão de Agricultura e Pecuária, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse estar otimista quanto à redução dos juros da reunião de hoje do Comitê de Política Monetária (Copom). "Estou otimista. Confio nos companheiros que lá estão", disse. Segundo ele, a economia brasileira dá condições para que o Copom dê prosseguimento à redução da taxa iniciada em setembro. Desde então, o órgão reduziu a taxa de 19,75% para os atuais 15,75%.

"Ainda este ano teremos a menor taxa de juros real dos últimos tempos", prometeu o ministro da Fazenda. Segundo ele, a a instabilidade econômica mundial, que tem causado grandes variações nas bolsas de valores, não altera a situação do Brasil. "A economia real está indo muito bem", disse. Um dos argumentos, segundo ele, é o crescimento de 3,4% no PIB do primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2005.

Antes de falar aos jornalistas, o ministro afirmou para os parlamentares que o Copom deverá reduzir a taxa. "Até as 19 horas [quando a reunião do Copom deve terminar], teremos uma outra taxa de juros que eu não sei qual e. Não me perguntem porque eu não sei. O importante é que essa taxa vem sendo reduzida. E acredito que hoje continuará essa redução", completou.

Voltar ao topo