Brasil se afirma com política de medicamentos e Aids

Termina amanhã, em Fortaleza, o Fórum Brasil ? África para discussão do comércio, cooperação técnica e política do nosso país com o continente. Na pauta entre os temas sociais está a discussão sobre imunização, programa DST/Aids e produção de insumos estratégicos à saúde.

Após o fórum, os representantes africanos da União Econômica e Monetária do Oeste Africano e técnicos do Ministério da Saúde seguirão para Recife, onde visitarão o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), responsável pela produção de anti-retrovirais que compõem o coquetel de remédios para o HIV/Aids.

O interesse estrangeiro pelas questões da saúde no Brasil é crescente e estimulado pelo Governo Federal por meio da articulação de ações conjuntas, discussão do modelo descentralizado do Sistema Único de Saúde (SUS) e da atuação brasileira na Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Nos organismos multilaterais, o Brasil tem atuado, e obtido algumas vitórias, em defesa de maior acesso a medicamentos nos países em desenvolvimento e no controle global do tabagismo. O país é ainda uma referência mundial no programa de prevenção e tratamento da Aids.

Voltar ao topo