Brasil ganha seis medalhas de ouro no Pan-Americano de Canoagem

O Brasil conseguiu mais uma marca histórica na canoagem. A delegação brasileira conquistou 18 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e seis de bronze, no Pan-Americano de Canoagem Velocidade, realizado no México.

Com esses resultados, o Brasil ficou em terceiro lugar geral, atrás de Canadá e México, lembrando que o Brasil teve apenas um atleta inscrito na categoria júnior, diferentemente dos outros países que tiveram representantes juniores em quase todas as provas.

Apesar do número expressivo de medalhas conquistadas por toda a delegação a maior evolução foi das mulheres. A equipe feminina conquistou para o Brasil as primeiras medalhas de ouro num pan-americano de canoagem. O Brasil foi campeão no K4 200 metros com Bruna Chiconato, Naiane Pereira, Ariela Pinto e Daniela Alvarez. Naiane e Bruna também venceram o K2 1000 metros, prova que faz parte da programação dos Jogos Pan-Americano que acontecerão no Rio de Janeiro em 2007.

"Isso mostra que estamos no caminho certo. Essa conquista histórica nos traz um resultado excelente. Precisamos manter esse desempenho, mas também tentar evoluir ainda mais para chegarmos ao Pan do Rio com chances ainda maiores de conquistarmos uma medalha de ouro para o Brasil", avaliou o técnico da seleção brasileira feminina, Álvaro Koslowski.

Além das duas medalhas de ouro conquistadas pelas mulheres, o Brasil também foi campeão em quatro provas masculinas. No K4 200 metros com Guto Campos, Sebastian Cuattrin, Jonatan Maia e Edson Silva. Edinho e Jonatan também venceram o K2 200 metros. O novato Gilvan Ribeiro, de 17 anos, venceu duas provas na categoria júnior, o K1 1000 e o K1 500 metros. As medalhas de prata foram conquistadas no K1 1000 e 500 metros masculinos, nos K4 1000 metros masculino e feminino, no C2 200 metros
feminino e no K1 200 metros masculino da categoria júnior. Os seis terceiros lugares vieram nas provas de canoa, com destaque para Luciana Costa que conquistou o bronze nas três provas do C1, nos 1000, 500 e 200 metros. Luciana ainda ficou em terceiro ao lado de Camila Lima no C2 500 metros e C2 1000 metros também. Rogério Souza ficou em terceiro no C1 1000 metros.

Voltar ao topo