Bovespa avança mais de 1% e supera os 47 mil pontos

O resultado do total de vagas criadas, conhecido por payroll, nos Estados Unidos, agradou aos investidores e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) inicia a semana em alta e estabelecendo novo recorde histórico em pontos durante as negociações. Na quinta-feira, a Bolsa paulista fechou em nível recorde, aos 46.646 pontos.

Às 10h12 desta terça-feira, a bolsa paulista avançava 1,24% na máxima, a 47.226 pontos, superando o patamar psicológico dos 47 mil pontos (47.166 pontos). A valorização da bolsa paulista é impulsionada pelo ganho firme sinalizado pelo mercado de ações norte-americano, que assim como a Bovespa estavam fechados na sexta-feira quando saiu o relatório de emprego, que mostrou a criação de 180 mil vagas em março. O número superou a estimativas de economistas, de 142 mil vagas. A taxa de desemprego caiu para 4,4% em março ante 4,5% em fevereiro.

O dado benigno nos EUA aliviou a preocupação dos investidores com a atividade naquele país e agora o mercado trabalha com a perspectiva de manutenção das taxas de juro norte-americanas por um período mais longo. O efeito positivo desse cenário mais tranqüilo está se refletindo no Risco Brasil, indicador que mede o grau de desconfiança dos investidores na economia brasileira, e que testa novas mínimas históricas. Hoje, o Risco País bateu 154 pontos-base e por volta das 10 horas recuava nove pontos, em patamar inédito de 154 pontos base.

O volume financeiro hoje pode ser mais reduzido, pois os mercados em vários países da Europa seguem fechados em razão do feriado de Páscoa, incluindo o Reino Unido.

Voltar ao topo