Bolsas do Golfo Pérsico disparam após pacote saudita

A maior parte dos mercados acionários do Golfo Pérsico fechou em forte alta neste domingo em reação ao pacote de US$ 91 bilhões anunciado na sexta-feira pelo rei Abdullah, da Arábia Saudita, para tentar isolar o reino, maior exportador de petróleo do mundo, da turbulência política que atinge o mundo árabe.

Na sexta-feira, o rei anunciou uma série de medidas que incluem aumento do salário mínimo, auxílio-desemprego e projetos de construção para lidar com a falta crônica de moradias.

A bolsa saudita fechou com alta de 4,5%, a de Dubai ganhou 2,6%. Em Abu Dabi, o mercado subiu 0,7%. No Catar, houve alta de 2,6% e, em Omã, de 1,3%. As bolsas do Bahrein e do Kuwait, no entanto, terminaram em baixa de 1,6% e 0,2%, respectivamente.

O pacote foi anunciado apenas uma semana depois de a Arábia ter enviado tropas ao Bahrein para ajudar seu aliado, governado por uma família real sunita, a esmagar uma rebelião da população de maioria xiita. Na própria Arábia Saudita ocorreram manifestações menores, incluindo de xiitas em regiões próximas ao Bahrein. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo