Bittar: não será possível reajustar mínimo para R$ 240 em 2003

O coordenador do PT na Comissão Mista de Orçamento, deputado Jorge Bittar (RJ), afirmou há pouco que diante do cenário econômico atual, com os juros a 21%, não é possível garantir que o salário mínimo chegue a R$ 240 em 2003. ?Mas farei um esforço brutal para que isso aconteça?, afirmou. Ele disse também que vai se empenhar para votar a proposta do Orçamento Geral da União, dentro do prazo previsto, que é 18 de dezembro.

Bittar participou há pouco de uma longa reunião com integrantes do PT, na qual ficou definido que, em novembro, será analisado, cuidadosamente, as fontes alternativas possíveis para garantir o reajuste do salário mínimo e os recursos destinados à saúde e ao programa Fome Zero.

Bittar explicou que para garantir recursos para esses projetos, o PT pretende reestimar a receita, remanejar investimentos e promover cortes seletivos de custeio. Ele definiu como ?mera especulação? as notícias de que o partido pretenda aumentar a previsão de inflação em 2003 para ampliar a expectativa de arrecadação e ter uma margem maior de investimentos. Bittar disse que uma dificuldade já identificada pelo partido, e considerada grave, é que não há na proposta de Orçamento detalhamento sobre reserva de contingência, referente às emendas individuais e coletivas dos parlamentares.

Voltar ao topo