VW mostra em Los Angeles o conceito GX3

ja581.jpgApós a apresentação do Ecoracer, chegou a vez da Volkswagen mostrar detalhes de outro protótipo que exibe desempenho esportivo em troca de pouco combustível. Trata-se do GX3, que fez sua estréia no Salão de Los Angeles (EUA), na última sexta-feira (6).

Criado por intermédio de uma parceria entre o Centro de Design da Volkswagen da Califórnia (EUA) e a equipe Moonraker – que também pertence à VW e integra engenheiros e ?experts? de várias áreas, o GX3 é uma mistura de carro esportivo e motocicleta. Foi criado exclusivamente para atender os gostos dos consumidores norte-americanos.

ja583.jpgDe acordo com a montadora alemã, o protótipo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e rodar 100 quilômetros com apenas 5,2 litros de combustível.

Impulsiona o estranho carrinho um motor 1.6 de quatro cilindros, com capacidade para desenvolver 125 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque, e que trabalha em conjunto com uma transmissão de seis velocidades.

Por causa de seu baixo peso – 570 quilos – o GX3 oferece relação peso-potência respeitável: cada cavalo ?puxa? apenas 4,5 quilos. O projeto foi criado no inicio do ano passado e teve como fontes de inspiração, os monopostos que correm na Fórmula-1 e as motocicletas que disputam a Moto GP.

ja582.jpgE as influências, como se pode notar pelas fotos, estão nas rodas expostas e na grande entrada de ar central em formato de ?V?, marca registrada da VW, em sua fase atual. Outro destaque do visual externo é a estrutura que sustenta a suspensão traseira, uma espécie de braço feito de aço de alta-resistência.

Seu ?cockpit? tem capacidade para acomodar dois ocupantes e, assim como o lado externo, traz apenas o necessário para proporcionar a quem esteja ao volante o máximo de prazer ao dirigir. Os instrumentos ficam ao centro e se resumem a dois mostradores redondos, com o velocímetro à direita e o conta-giros, à esquerda. A alavanca do câmbio tem o pomo todo perfurado, no melhor estilo GTI.

De acordo com a VW, o GX3 deve chegar ao mercado norte-americano ainda no primeiro semestre deste ano, por menos de US$ 17 mil (R$ 40.000,00).

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