Volks comemora dois milhões de Total Flex

No último dia 24 de março, a Volkswagen do Brasil comemorou os seis anos do lançamento da tecnologia bicombustível com a marca de 2 millhões de veículos Total Flex produzidos pela montadora. O número corresponde a mais de 27% dos modelos vendidos no País capazes de rodar com gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

Considerada uma das mais importantes inovações dos últimos anos, a tecnologia bicombustível chegou ao mercado a bordo de um Volkswagen. O primeiro modelo Total Flex – equipado com motor 1.6 e abastecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as comemorações dos 50 anos da Volkswagen no Brasil em 2003 – foi o Gol, carro líder de vendas no País há 22 anos consecutivos.

Meses depois, em outubro do mesmo ano, a montadora o primeiro carro com motor 1.0 bicombustível, o Fox Total Flex. Hoje, seis anos após o lançamento, toda a linha nacional da Volkswagen é equipada com motores bicombustíveis.

Esta tecnologia também começa a ser embarcada na linha de importados da marca. Em fevereiro deste ano, chegou à rede de concessionárias Volkswagen o Bora 2.0 Total Flex. Produzido no México, o sedan é o primeiro veículo importado fora do Mercosul a oferecer a tecnologia.

Inovações

Mantendo seu compromisso de inovar sempre, a Volkswagen também lançou nos últimos meses dois produtos com tecnologias que garantem mais conforto para o cliente e diminuição no consumo de combustível e emissões de CO2.

O primeiro foi o Polo BlueMotion. Apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2008 e comercializado agora, o modelo equipado com motor VHT (Volkswagen High Torque) 1.6 Total Flex recebeu modificações mecânicas e aerodinâmicas para ter um consumo até 15% menor.

A outra novidade é a série especial Polo E-Flex. O carro é o primeiro bicombustível que dispensa o uso do tanque de gasolina para partida a frio. A tecnologia desenvolvida pela Volkswagen em parceria com a Bosch foi batizada de Flex Start. Com ela, mesmo em condições extremas, de até -5ºC, o carro pode ser abastecido apenas com álcool.