Toyota PM, um veículo do futuro

Entre as inúmeras atrações expostas no Salão do Automóvel deste ano está no estande da Toyota. É um veículo bem diferente, denominado pela empresa japonesa de PM (Personal Mobility), uma visão futurista para transporte.

Trata-se de um carro-conceito de uso individual, alimentado por motores elétricos e que tem a capacidade de variar a postura da carroceria em três posições. Segundo a marca, todos os sistemas do modelo são acionados pela tecnologia “drive-by-wire” (sem cabos).

No PM o motorista entra e sai do veículo por uma grande porta dianteira. E, como nesse modelo tudo é individual e altamente tecnológico, há um sistema de identificação biométrica, onde só se tem acesso ao interior após ser reconhecido pela câmera de vídeo instalada na dianteira. Outro ponto interessante: antes de permitir que o carro seja ligado pelo botão “start”, o Toyota PM também confere a impressão digital do condutor.

A carroceria do PM pode adquirir três posturas diferentes, de acordo com a velocidade empregada pelo condutor. O primeiro modo posiciona a cabine quase que na vertical e serve para a entrada e saída do motorista, além de viabilizar as manobras de estacionamento em espaços reduzidos.

No segundo modo, o entreeixos se estende para trás e a cabine fica colocada a aproximadamente 50.º em relação ao solo. Essa posição é ideal para se trafegar nas cidades em médias e baixas velocidades, pois proporciona boa visibilidade e manobrabilidade no trânsito.

Essa posição é ideal para se trafegar nas cidades em médias e baixas velocidades, pois proporciona boa visibilidade e manobrabilidade no trânsito.

O terceiro modo apresenta a carroceria na posição de um modelo superesportivo e é usada para altas velocidades, propiciando estabilidade e segurança ao veículo.

Ele é bem interessante. No interior o motorista fica bem confortável. Todos os sistemas de informações do PM são concentrados no “cockpit”, mais precisamente num “display” de comunicação dotado de uma placa de vídeo e de um teclado virtual que acompanha o movimento do dedo do usuário.

Os comandos básicos do veículo, como os controles do ar-condicionado e do áudio, também são acionados pelo teclado virtual do “display”. O PM da Toyota mede de 1,75 m a 2,65 m de comprimento, de 1,75 m a 2,65 m de altura e 1,46 m de largura.

Voltar ao topo