Prisma Y, o carro-conceito da GMB

ja601.jpgNo estande da GM do Brasil, no Salão do Automóvel de SP, o Prisma Y, perua conceitual baseada no sedã recém-lançado do mesmo nome, foi uma das atrações. Segundo Pinheiro Neto, vice-presidente da montadora, o protótipo foi exposto para avaliar a reação do público. "Se for positiva, é grande a possibilidade do modelo ser produzido em série", disse o executivo. O Prisma Y foi equipado com o motor bicombustível 1.4 EconoFlex, o mesmo do sedã compacto da marca. Com o uso exclusivo de álcool, ele rende 97 cavalos.

O Prima Y é um exercício direcionado aos consumidores jovens com senso de aventura. O estilo do Prisma Y foi desenvolvido pelo centro de "design" nacional da GM. A dianteira, apesar de trazer farol semelhante ao do Prisma, tem efeito final bem diferenciado. Sua grade do radiador privilegia a robustez e dá a impressão de que o carro é um utilitário esportivo. A entrada de ar larga é integrada ao pára-choque, que conta com "spoiler".

Com tamanho e aptidão para uso na cidade, o Prisma Y também está pronto para o lazer nos fins de semana, seja na praia ou no campo, afirmam técnicos da GM. Na parte dianteira do carro-conceito, assim como no Prisma, predomina o elemento gráfico trapezoidal. O marcante vinco central vertical onde é aplicado o novo logotipo Chevrolet com a gravata dourada, reforça a nova identidade da marca.

Os pára-choques dianteiros contam com os faróis auxiliares incorporados e com "design" inspirado no uso fora-de-estrada, em que o ângulo de ataque é um fator muito importante a ser considerado. O seu acabamento é na cor cinza, com detalhes em prata.

Na lateral do Prisma Y o destaque fica para as molduras dos pára-lamas e, na parte inferior, na cor cinza para as portas. Os espelhos retrovisores maiores também ganharam um desenho exclusivo e adequado ao apelo do carro. Destaque também para o bagageiro de teto e para as rodas de 16 polegadas. A traseira traz desenho quadrado e lanternas iguais à do Prisma.

O "spoiler" com duas saídas de escape, integrado ao pára-choque, é um dos destaques. Segundo Ray Young, presidente da GM, o Prisma Y foi desenhado para privilegiar a esportividade e atrair a atenção do público jovem. De acordo com Carlos Barba, diretor do departamento de "design" da montadora, ele busca equilíbrio entre a utilização na cidade e no campo. Resultado: o Prisma Y transformou-se num veículo moderno e simples, contando com itens apropriados ao uso "off-road".

Voltar ao topo