Novo Voyage é leve, robusto e atraente

Derivado do Gol está chegando às concessionárias da marca VW o novo Voyage. Nome que a montadora alemã ressuscitou do seu antigo três-volumes, descontinuado nos anos 1990s.

Na verdade, o Voyage é parecido com o novo Gol. Pelo menos até a metade de sua carroceria.

A partir daí ajustes foram feitos para que o porta-malas, (terceiro volume), fosse adicionado à carroceria.

Mas o Voyage não lembra em nada as antigas linhas, simples e retas. O novo modelo tem perfil bastante fluido, associando uma traseira leve à robustez do desenho da parte anterior.

Reunindo a força da marca VW e boa aparência, o novo carro tem tudo para conquistar importante fatia do segmento dos sedãs pequenos, tipo de carro muito apreciado pelos consumidores brasileiros.

Sua traseira garante um porta-malas de 480 litros totalmente revestido com carpete, e que eventualmente pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro (sistema que é opcional).

A Volkswagen oferece de série, em toda a gama Voyage, a abertura elétrica da tampa do porta-malas. E para completar, o novo sedã da Vokswagen tem a mais completa lista de opcionais de seu segmento.

Após a apresentação do Voyage à imprensa especializada realizada na Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, avaliamos o sedã na versão Comfortlaine 1.6 que nos agradou e surpreendeu. O volante tem boa empunhadura e o câmbio é preciso e fácil de manejar.

Equipada com o novo motor VHT 1.6 flexível, a versão Comfortline é capaz de entregar 101/104 cavalos de potência (gasolina/álcool) com torque máximo de 15,4/15,6 kgfm (g/a).

Esse propulsor é idêntico aos que equipam carros da marca em segmentos superiores, como o Golf e o Polo.

E seu desempenho impressiona pela desenvoltura, transformando o Voyage num verdadeiro “canhão”.

O sedã ganha velocidade com facilidade e roda a 110 km/h mostrando que tem disposição para mais.

Na estrada ultrapassamos caminhões e ônibus com tranqüilidade. E durante retomadas, o carro transmitiu segurança.

Nos trechos urbanos, a agilidade foi o destaque. O motor trabalha bem em baixas rotações, e o Voyage se mostrou capaz de ocupar rapidamente pequenos espaços no trânsito.

Outro destaque é a suspensão, cuja seção dianteira vem de uma nova plataforma da Volks.

Mostrou-se precisa, tanto em trecho rodoviário como urbano, mantendo o Voyage preso ao solo sem incomodar os ocupantes. Também mostrou boa estabilidade, mesmo em curvas fechadas.

O consumo rodoviário anunciado pela Volkswagen é de 18,5 km/l com gasolina e 12,4 com álcool. Na cidade, esses números caem para 13,1 km/l e 8,8 km/l respectivamente. Esse Voyage vai vender bem, pois tem tudo para agradar os consumidores. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, 1.6 8V, bicombustível
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 101 cv (G) e 104 cv (A) a 5.250 rpm
Torque: 15,4 kgfm (G) e 15,6 (A) kgfm a 2.500 rpm
Câmbio: Manual, de cinco marchas e uma ré
Comprimento: 4,23 m
Largura: 1,65 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,46 m
Porta-malas: 480 litros
Peso: 1.480 kg
Suspensão: Independente, McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora de 19 mm de diâmetro nos modelos com direção hidráulica, na dianteira, e interdependente, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores pressurizados, na traseira
Freios: Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo (ABS opcional).
A disco ventilado, na dianteira, e a tambor na traseira
Tanque: 55 litros
Consumo: 15,5 km/l (G) e 10,4 km/l (A) em trechos mistos
Preço sugerido: R$ 39.430,00