Novo Toyota Corolla tem motor 2.0 flex

Nova versão do Toyota Corolla, com motor flex 2 litros e até 153 cv, chegou às concessionárias da marca, para consolidar a presença do consagrado sedã da marca japonesa. O novo motor não é uma modificação do antigo 1.8 e faz parte de nova família e foi desenvolvido especialmente para o Brasil.

Com o Corolla 2.0 chega à nova versão top de linha, denominada Altis, equivalente à antiga SE-G, que deixa de ser fabricada.

Com câmbio automático, bancos de couro, detalhes interiores simulando madeira e outros predicados, vai custar R$ 89.160,00 – bem mais que carros como o Ford Fusion e VW Jetta, por exemplo.

Mas a Toyota mesmo diz que a maioria das vendas do Corolla 2.0 deve ficar com o XEi, também automático, R$ 75.830,00.

O novo motor tem bloco e cárter feitos de alumínio, para redução do peso e atinge 153 cv com álcool ou 142 cv com gasolina. O torque é de 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool e 19,8 kgf.m a 4.000 rpm com gasolina. Pela taxa de compressão, 12,0:1, o projeto é voltado para melhor desempenho com álcool.

O novo motor tem duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), o primeiro do tipo em automóveis nacionais.

Com variação de abertura de válvula tanto nas válvulas de admissão como nas de escapamento, por isso, apesar de maior e mais potente, o 2.0 é mais econômico e polui menos.

Num longo teste por estradas paulistas, avaliamos o Corolla 2.0 para o Jornal do Automóvel.

E deu para notar a melhora de desempenho gerada pelo novo motor. As acelerações e, principalmente, as retomadas ficaram mais rápidas, o que se percebe melhor no nervoso trânsito das grandes cidades.

E seu câmbio automático de apenas quatro marchas possibilita uso do comando manual na alavanca ou nos “paddles” junto ao volante.

Acompanhando o novo motor, o Corolla 2.0 teve a suspensão recalibrada e aparenta mais firmeza nas curvas, obedecendo com maior precisão ao volante.

O carro passa sem balançar muito por ondulações e buracos, e a direção elétrica é bem leve nas manobras urbanas. Esteticamente, o carro não mudou. Fora os novos logotipos de identificação dos vários modelos, é igual à versão 2010, inclusive nas cores.

O interior é confortável na medida certa, e nas versões XEi e inferiores, pouco acima do espartano.

O Corolla 2.0 é um bom carro. Mas pelo seu preço, é um carro para senhores bem sucedido, com a vida resolvida e sólida situação financeira. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha,
16 válvulas, duplo comando (DOHC), duplo comando variável de válvulas (Dual VVT-i), injeção eletrônica, gasolina e etanol
Cilindrada: 1.986 cm³
Potência: 142 cv (G) a 5.600 rpm e 153 cv (A) a 5.800 rpm
Torque: 19,8 kgfm (G) a 4 mil rpm e 20,7 kgfm (A) a 4.800 rpm
Câmbio: Automático sequencial, de 4 marchas
Compr.: 4,54 m
Largura: 1,76 m
Altura: 1,48 m
Entre-eixo: 2,60 m
Pta-malas: 470 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, e por eixo de torção com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na traseira.
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e sólidos, atrás.
Tanque: 60 litros
Aceleração: 11,6 s (com etanol) e 11,8 s (com gasolina)
Preço sugerido: R$ 75.830,00