Novo Laguna chega ao mercado em dezembro

A Renault do Brasil apresentou à imprensa especializada, no início da semana, o Novo Laguna, referência no mercado de carros médios de luxo (segmento M2) da Europa e que chega para ser o automóvel topo de linha da marca no País. Aliando tecnologia, segurança, “design”, requinte e performance, o Novo Laguna chega para atender o exigente público consumidor deste segmento.

Importado da França, o modelo desembarca no Brasil em duas opções de carroceria “hatch” e “station wagon” (Grand Tour) ambas contando com uma única versão de acabamento, denominada Privilège. O Novo Laguna será comercializado no Brasil a partir de dezembro, com a motorização V6 de 3.0 litros e 24 válvulas (210 cv de potência). No segundo trimestre do próximo ano, chegará a motorização de 2.0 litros e 16 válvulas (138 cv).

No Brasil, o Novo Laguna competirá num segmento que representa aproximadamente 7.500 unidades anuais. Para 2003, a Renault espera comercializar 300 unidades do Novo Laguna (180 da versão hatch e 120 Grand Tour). Seus principais concorrentes são o VW Passat, Citroën C5, Peugeot 406, Audi A4 e Ford Mondeo.

O interior do Novo Laguna invoca habitabilidade, luminosidade, harmonia e conforto. O modelo possui painel de instrumentos ergonômico e funcional e oferece um pacote completo de itens de conforto e conveniência compatíveis com o segmento: bancos em couro, ar-condicionado digital com ajustes para motorista e passageiro, piloto automático, computador de bordo, trio elétrico, rádio com CD player e comando satélite na coluna de direção, travamento automático das portas a 6 km/h e teto solar elétrico, entre outros.

Mas o Novo Laguna apresenta também inovações que facilitam a vida do motorista. Uma delas é a substituição da chave por um cartão eletrônico, do tamanho de um cartão de crédito. Através deste cartão, as portas do automóvel podem ser destravadas automaticamente com a aproximação do motorista. Além disso, ele também é responsável pela partida do veículo. Para isso, basta colocá-lo num leitor instalado no painel e apertar um botão do tipo liga/desliga.

Laguna: duas carroçarias e dois conceitos

Na parte frontal do Novo Laguna, a grade do radiador em tom cinza acompanha o desenho dos faróis e ressalta o logotipo Renault instalado sobre o capô do motor. O conjunto óptico de “design” moderno, com lâmpadas de xenon, e o pára-choque integrado à carroceria, traduzem a robustez e o requinte do modelo.

Mas apesar de dividirem o mesmo desenho frontal, as duas opções de carroceria podem ser consideradas dois veículos diferentes, com conceitos e posicionamentos próprios. Considerado um veículo expressivo, dinâmico e esportivo, o Novo Laguna Hatch propõe um desenho diferenciado, moderno e exclusivo.

Na parte traseira, a ausência de vidro espia na coluna “C” e a adoção de um vidro da tampa do porta-malas, cujo formato assemelha-se a uma “bolha”, são marcas registradas da equipe de “design” da Renault. A tampa traseira integra um miniaerofólio, com “brake-light” embutido.

O desenho traseiro estruturado por faróis largos, a linha mais alta do porta-malas e a curta dimensão da carroceria após o eixo traseiro, evidencia o lado “propulsivo” da configuração “hatch”, reforçando o espírito de cupê, apesar do carro possuir quatro portas.

Já o Novo Laguna Grand Tour é um automóvel moderno, estético, de requinte e conforto inquestionáveis. A parte traseira possui desenho harmonioso e elegante. O desenho dos vidros laterais está em harmonia com o formato das lanternas traseiras, que estendem-se sobre os pára-lamas traseiros.

O aspecto “touring” do Novo Laguna Grand Tour é acentuado pelo desenho da ampla tampa do porta-malas, que integra um vidro plano em forma de “V” aberto. O acesso ao compartimento de cargas pode ser feito de duas formas: a primeira, abrindo-se a tampa do porta-malas. A outra, utilizando-se a abertura do vidro traseiro, o que facilita o acondicionamento de pequenas cargas. Preços: Hatch, US$ 40.550 e Grand Tour, US$ 41.950 (dólar do dia).

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