Mais agressiva

Nova Saveiro ganha personalidade própria no visual e chega em abril

Após lançar a linha 2017 do Gol e do Voyage há 20 dias, a Volkswagen agora apresenta a reestilizada Saveiro, com uma aparência própria, descolada do hatch e do sedã, pela primeira vez ao longo dos seus 33 anos de história do modelo. A picape exibe uma cara mais agressiva, disposta a intimidar a rival Strada, e não deixar que as novatas intermediárias Renault Oroch e Fiat Toro ‘roubem’ consumidores.

A novidade chegará em abril oferecendo quatro versões e três diferentes cabines e duas motorizações. A de entrada, com cabine simples, troca o nome Starline por Robust e parte de R$ 43.350. Já a topo de linha Cross, cabine dupla, custa R$ 69.250 iniciais.

A personalidade exclusiva da picape se concentra do lado de fora. A grade é um pouco maior e mais alta que a do Gol e ganha frisos cromados a partir das configurações mais caras. Para dar um visual mais robusto, o novo capô está mais elevado com dois novos vincos. Há também novos para-lamas e novos faróis com traços hexagonais (inspirados na Amarok). O emblema da VW é projetado para frente e em posição central sem invadir o capô.

A entrada de ar inferior está um pouco mais larga, enquanto os faróis de neblina trocaram o formato circular pelo trapezoidal. Na traseira, as lanternas também são novas, com alteração nas disposição das luzes com lente tridimensional (nova assinatura noturna) e refletor nas extremidades.A

Saveiro usa freios a disco nas quatro rodas, sendo a única na linha de carros compactos da VW a oferecer o recurso a mais de segurança em frenagens – Gol, Voyage, up! e Fox usam freios a tambor na parte de trás.

Outra mudança é a abertura da tampa da caçamba por acionamento do logotipo da Volkswagen, uma solução já adotada pela rival Strada.A Volkswagen ampliou ainda a distância do solo de 166 mm para 198 mm com elevação da suspensão e uso de pneus mais altos (205/60 R15).

Atualização interna

Já por dentro, a renovação acompanha as mudanças do Gol. Os comandos no painel exibem linhas horizontais e as saídas de ar, antes redondas, passam a ser trapezoidais. O volante foi redesenhado, semelhante ao do Golf, e o quadro de instrumentos transmite sofisticação, com iluminação em led na cor branca.

A atualização interna não contempla a versão Robust, que é voltada ao trabalho e só ganhou o volante diferenciado, além de trazer um visual externo mais simples, com para-choques, retrovisores e maçanetas em preto.

A escassez da configuração de entrada também se estende aos equipamentos. A direção hidráulica e ar-condicionado não são de série. Para equipá-la com esses itens cada vez mais exigidos pelo consumidor são necessários R$ 3.790 a mais pelo ar e outros R$ 1.470 pela direção, o que faz a Robust subir para R$ 48.410.

Sistema de som e vidros ou travas elétricos também são à parte. O ar só vem de fábrica a partir do acabamento Highline, de R$ 63.070.

Até a topo Cross vem com sua lista de opcionais, que inclui sensor de estacionamento dianteiro (R$ 2.640), GPS (R$ 1.840) e pneus de uso off-road (R$ 140). Com todos os adicionais, o preço dela salta para R$ 73.870 e se aproxima da versão de entrada da Fiat Toro, de porte maior, com quatro portas e que já vem com câmbio automático.

Comparada à concorrente Strada, a Saveiro é 8 centímetros mais espaçosa, o que garante acomodar três adultos no banco traseiro. Já a representante da Fiat, em sua vers&a,tilde;o topo, vem com a exclusiva terceira porta, que facilita o embarque.

Mecânica e conectividade

A picape da Volkswagen é a única do segmento compacto a contar com controle de estabilidade e de tração, disponível na Cross. A versão mais cara também traz freios ABS com função off road e utiliza o novo motor 1.6 16V, de 120 cv e 16,8 kgfm de torque, com sistema de partida a frio, enquanto as demais mantêm o bloco 1.6 8V, de 104 cv e 15,6 kgfm.

Assim como fez com o Gol e Voyage, a Volkswagen também incrementou a conectividade na Saveiro, com o propósito de atrair o público jovem e urbano que busca as opções mais caras. São quatro novos sistemas de infotainment: Media, Media Plus, Composition Touch e Discover Media.

O primeiro sistema é opcional para a versão Trendline e traz funções básicas como as entradas USB/AUX/SD-card e bluetooth.

O Media Plus é de série na Highline e adiciona leitor de CD e pode exibir o recursos de ‘Park Distance Control’ (quando equipado com sensor de estacionamento).

O Composition Touch é uma central multimídia com tela colorida de 5” sensível ao toque e traz funções avançadas com o sistema MirrorLink integrado (compatível com smartphones Android certificados).
O Discover Media é o mais sofisticado e está disponível nas versões Highline e Cross. Com tela colorida de 6,33” e sensor de aproximação, traz o App-Connect com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e CD, duas entradas para SD-Card, AUX e USB. Para adicionar a navegação GPS, é preciso optar pela Discover Media Plus.

Também é possível a leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes e responder a mensagem através do comando de voz.