Motor Fire 1.4 Flex para versões intermediárias do Palio

ja811.jpgA Fiat lançou recentemente no mercado o motor Fire 1.4 Flex, que passa a integrar a versão intermediária da linha Palio (ELX), substituindo o 1.3 Flex. Trata-se do primeiro produto produzido pela nova empresa do grupo italiano, a Fiat-Powertrain Technologies, fruto da dissolução de sua sociedade com a norte-americana General Motors.

O motor 1.4 Flex vai equipar todas as versões intermediárias da família, que inclui o ?hatch? Palio, a perua Palio Weekend, o sedã Siena e a picape Strada. Em relação ao modelo 1.3, o novo motor 1.4 tem 10 cavalos a mais de potência.

O motor

ja813.jpgProduzido pela Fiat-Powertrain Technologies, o motor 1.4 Flex, de oito válvulas, conta com 80 cavalos de potência – abastecido apenas com gasolina – e 81 cv quando o tanque é abastecido só com álcool. O torque é de 12,2 kgfm (gasolina) e 12,4 kgfm (álcool), ambos a 2.250 rpm. Os modelos ELX comercializados atualmente – com motor 1.3 Flex – têm 11,4 kgfm e 11,6 kgfm, com gasolina e álcool, respectivamente. A taxa de compressão é 10,35:1 e a potência específica fica em 58,4 cv/litro (gasolina) e 59,2 cv/litro (álcool).

Inteiramente produzido na subsidiária brasileira da Fiat-Powertrain, o motor foi desenvolvido simultaneamente com o novo 1.4, de 16 válvulas, a gasolina, feito pela matriz italiana. Segundo a montadora, o processo simultâneo de desenvolvimento garantiu ao propulsor nacional o que existe de mais avançado no mundo, no que se refere a projeto e testes.

ja812.jpgEm função da maior potência, o 1.4 Flex ganhou novo bloco e saia maior para permitir mais giro do virabrequim. Outra novidade é o cabeçote, cujo desenho permite uniformidade no enchimento da câmera de combustão, melhorando o rendimento volumétrico, segundo a Fiat.

Há ainda novo coletor de admissão, com composição da parede interior de plástico e quatro sistemas integrados, como o sistema de partida a frio ?full group?. A novidade desta tecnologia é a presença de dois injetores, um para cada dois cilindros, que realizam a injeção de gasolina na partida do motor quando necessário. O ?Top Shim Light? é outro sistema que faz sua estréia no motor Fire 1.4 Flex. Trata-se de um novo trem de válvulas com redução de 29% da massa oscilante, que traz como conseqüência diminuição de 25% na carga das molas de válvulas. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja831.jpgAvaliamos a versão picape Strada da família Palio equipada com novo motor 1.4 no circuito preparado pela Fiat nos arredores de Curitiba, que reuniu rodovias e trechos urbanos. O carro mostrou que está mais ágil, mas peca um pouco pelo nível de ruído.

Durante a aceleração, pode-se sentir um certo incômodo com o ruído do motor, que não melhorou na comparação com o modelo equipado com motor 1.3. Mas com o vidro fechado e o rádio ligado, o barulho do propulsor pode passar despercebido. Na cidade a picape ficou mais esperta. As arrancadas estão melhores e os engates das marchas continuam precisos, uma vez que o câmbio não passou por alterações. É um modelo que incorpora conforto e, com potência extra, fica mais atraente para aqueles que valorizam a agilidade.

ja832.jpgCom gasolina, segundo a Fiat, o Strada acelera de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos, enquanto o modelo com motor 1.3 precisa de 14,6 s. Abastecido com álcool, a picape vai da imobilidade a 100 km/h em 13,6 segundos (ante 14,4 s do 1.3). A velocidade máxima também melhorou. Com motor 1.3, o carro atinge 162 km/h, número que cai para 161 km/h (com gasolina). Abastecido com álcool, a Strada 1.4 Flex alcança velocidade máxima de 162 km/h, ante 159 km/h de seu predecessor.

O consumo na estrada, segundo a Fiat, é de 17 km/l (gasolina) e 12,6 km/l (álcool). Na cidade, o carro faz 13 km/l com gasolina e 9,2 km/l se abastecido com álcool. Durante o teste, de cerca de 80 quilômetros, notamos que na estrada a ?picapinha? não decepciona. O motorista consegue aceleração rápida e boa velocidade final, que é mantida em pequenas subidas sem necessidade de redução de marcha.

ja833.jpgA chegada do motor 1.4 Flex deixou a picape Strada mais forte para enfrentar seus principais concorrentes, o Citroën C3 e o Peugeot 206, ambos equipados com propulsor 1.4 de 75 cavalos, cuja versão bicombustível deverá ser lançada no fim do ano, provavelmente em novembro. A Ford concorre com o 1.0 Supercharger de 95 cv, mas poderá em breve substituí-lo por um 1.0 Flex, com menor nível de consumo e nível de ruído. A picape Strada tem velocidade final diferenciada, uma vez que possui maior coeficiente de arrasto. Com álcool a Strada chega a 162 km/h e baixa para 161 km/h quando se usa somente a gasolina. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor

Posição: Transversal, dianteiro;

Número de cilindros: 4 em linha;

Diâmetro x curso: 72,0 mm x 84,0 mm;

Cilindrada total: 1.368 cm³;

Taxa de compressão: 10,35:1;

Potência máxima (ABNT) / regime: 80 cv / 5.500 rpm (gasolina);

81 cv / 5.500 rpm (álcool);

Torque máximo (ABNT) / regime: 12,2 kgm / 2.250 rpm (gasolina);

12,4 kgm /2.250 rpm (álcool).

N.º de válvulas por cilindro: 2;

Eixo de comando de válvulas: Um no cabeçote;

Ignição

Tipo: Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção;

Alimentação

Combustível: Gasolina/álcool;

Injeção: Magneti Marelli IAW 4SF, multiponto;

Sistema de freios

De serviço: Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional);

Dianteiro: A disco ventilado (de 257 mm) com pinça flutuante;

Traseiro: A tambor (de 228 mm) com sapatas autocentrantes e regulagem automática;

Suspensão dianteira

Tipo: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora ;

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET;

Elemento elástico: Molas helicoidais;

Suspensão traseira

Tipo: Eixo rígido;

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito;

Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais;

Rodas

Aro: 5,5? x 14?, aço estampado;

Pneus: 175/70 R14;

Capacidade da caçamba: 1.100 litros;

Tanque de combustível: 58 litros;

Desempenho (cabine simples / cabine estendida)

Velocidade máxima: 161 km/h (gasolina) / 162 km/h (álcool);

0 a 100 km/h: 12,9 s (gasolina) / 12,8 s (álcool);

Consumo (Norma NBR 7024)

Ciclo urbano: 12,4 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (álcool);

Ciclo estrada: 16,3 km/l (gasolina) / 11,4 km/l (álcool).

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