Motor 1.6 Flex deixa EcoSport mais ágil

ja811.jpgO EcoSport 1.6 Flex, que está à venda nas concessionárias da marca Ford desde meados de maio, tem linhas e detalhes estéticos que o identificam como um utilitário-esportivo. Frente com capô de vincos bem definidos, pára-choque envolvente e largas entradas de ar. Grandes retrovisores, amplo pára-brisa, pára-lamas salientes e estepe na tampa do porta-malas.

Tudo inspirado nos demais jipões da marca, como Explorer, Maverick e Escape, mas com um ?toque? brasileiro. Para completar o visual que dá a idéia de valentia tanto no asfalto como na terra, basta dar uma olhada na distância livre do solo. São 25 centímetros no centro e 20 cm próximo da base do pára-lama dianteiro.

ja812.jpgAssim como uma minivan, o interior do EcoSport chama a atenção pela versatilidade. Há 13 porta-objetos. Um deles, fica sob o assento do banco do passageiro que vai na frente. Para acessá-lo, basta puxar a parte traseira do assento, que é aberto como uma tampa de baú. Outro detalhe interessante é o gancho no porta-luvas para pendurar bolsas e sacolas. A instrumentação é praticamente igual a do Fiesta.

São duas as diferenças em relação ao modelo compacto: o mostrador de temperatura é ligeiramente maior e o grafismo é branco sobre fundo preto. Além disso, a manopla da alavanca de câmbio tem melhor empunhadura e acabamento caprichado. Mas o material do painel é muito simples e torna-se fonte de ruído quando o carro passa por pisos irregulares.

ja813.jpgBem distribuídos no painel, os instrumentos ganharam novo grafismo (idênticos aos do Fiesta), mas a iluminação permanece a mesma dos outros modelos. Os bancos do modelo avaliado eram macios, com ajustes milimétricos. O modelo avaliado não era equipado com rádio e CD Player.

O porta-malas é capaz de levar apenas 296 litros, se o banco traseiro não for rebatido. Mas como o encosto traseiro é bipartido, pode-se ampliar facilmente o espaço para bagagem. O máximo que se consegue levar são 712 litros, mas nesse caso perdem-se os três lugares de trás. Em contrapartida, o acesso às bagagens é fácil graças a porta traseira, que é aberta da direita para a esquerda com auxílio de molas a gás com duplo estágio. Caso seja preciso usar o bagageiro no teto, pode-se levar até 40 kg de carga. Rodas esportivas e pára-choques pintados na cor da carroçaria são itens de série na versão XLT 1.6 Flex. (BN)

OLHO CLÍNICO

ja821.jpgO EcoSport é um comercial leve bem comercializado no País e o maior sucesso da atual linha Ford. Avaliamos o EcoSport Flex 1.6 XLT em trecho rodoviário e pudemos perceber que o novo motor bicombustível deixou o utilitário esportivo da Ford mais esperto. O motor bicombustível do EcoSport é o conhecido Rocam 1.6, com comando de válvula roletado.

Esse motor gera 105 cavalos com gasolina e 111 cv com álcool. O torque, que era de 14,2 kgfm, subiu para 14,7 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (álcool), ambos a 4.250 rpm. A taxa de compressão também aumentou: no modelo equipado com propulsor a gasolina, era de 9,5:1; agora, com a introdução do bicombustível, é de 12,3:1. Para adaptar o propulsor Flex ao EcoSport, a Ford Brasil realizou 800 mil quilômetros de testes em seu campo de provas de Tatuí (SP) e em estradas do Brasil.

ja824.jpgO novo motor 1.6 é o mesmo utilizado pelo Fiesta e rende 105 cavalos com 100% de gasolina e 111 cv com o tanque de combustível abastecido apenas com álcool, o que representa fôlego extra para o simpático utilitário, uma vez que o extinto motor a gasolina gerava 98 cavalos. A potência extra – 16 cavalos a mais com álcool – caiu bem no EcoSport, que mostrou respostas mais ágeis aos comandos do acelerador.

Com o tanque cheio de álcool, segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,1 segundos, 1,3 segundo mais rápida do que a extinta versão a gasolina. Quando abastecido com gasolina, a diferença é pequena: o modelo precisa de 13,6 segundos para atingir 100 km/h, partindo da imobilidade.

ja825.jpgA potência extra, aliada ao fato de que 90% do torque máximo é alcançado a 1.500 rpm, além de melhorar a aceleração e as retomadas, aprimorou também o conforto do modelo. Isso porque o motorista faz agora menos troca de marchas, o que não deixa de ser uma vantagem para aqueles que enfrentam o trânsito das grandes cidades. Na estrada, o EcoSport Flex mostrou maior fôlego e provou que está esperto nas ultrapassagens.

Na rodovia onde avaliamos o EcoSport, ouvimos apenas o barulho do motor. Nada de rangidos vindos do painel ou da tampa que cobre o porta-malas. Segundo a Ford, o consumo do Flex com 100% de álcool é de 7,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Quando abastecido apenas com gasolina, o consumo cai para 12,1 km/l e 15,1 km/l, respectivamente. O Ford EcoSport 1.6 Flex XLT tem preço sugerido de R$ 50.140,00. (BN)

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, alimentação por injeção eletrônica multiponto, comando de válvula tubular acionado por corrente (Silent Chain).

Cilindrada: 1.596 (cm³)

Potência: 105 (cv a gasolina) e 111 (cv a álcool) a 5.250 rpm

Torque: 14,7 (kgfm – gasolina) e 15,6 (kgfm – álcool) a 4.250 rpm

Taxa de compressão: 12,3:1

Câmbio: manual, de cinco marchas

Comprimento: 4,23 (m)

Largura: 1,73 (m)

Altura: 1,62 (m)

Entreeixo: 2,49 (m)

Porta-malas: 296 a 712 (litros)

Peso: 1.200 (kg)

Tanque: 45 litros

Voltar ao topo