Mercado de picapes usadas está aquecido

Veículo muito procurado por trabalhadores autônomos e pequenos empresários que realizam serviços de transporte ou a utiliza no seu negócio, é a picape. O problema é que comprar um modelo zero quilômetro é um investimento muito alto, na maioria das vezes impossível para um setor que não tem recursos e nem mesmo linhas especiais de financiamento.

Por esse motivo é que o comércio de picapes usadas está bastante aquecido: tem opções para todos os segmentos e também atende outro tipo de público: jovens que a utilizam para trilhas fora-de-estrada e aventura, bem como pelo espaço que oferece para o transporte de equipamentos, motos e material esportivo.

ja882.jpgQuem não está disposto a pagar, no mínimo, R$ 60 mil por um modelo zero quilômetro a gasolina e R$ 80 mil por um a diesel, encontra no mercado de usados boas opções de compra. As picapes com mais de dez anos de uso pode ser uma boa (e econômica) alternativa para quem não quer investir muito. É possível comprar uma picape a gasolina por preços entre R$ 15.600,00 e R$ 22 mil. Com um pouco mais, entre R$ 25 mil e R$ 30 mil, pode-se comprar um modelo 94 a diesel.

Por serem veículos utilitários, as picapes têm boa procura no mercado de usados. A procura é grande e tem compradores para veículos de todas as faixas de preços. Pesquisa da Agência AutoInforme mostra que o mercado oferece 140 modelos produzidos entre 1983 a 1994. Mas é preciso tomar muito cuidado ao comprar uma picape com mais de dez anos de uso. Esqueça o registro da quilometragem no hodômetro.

Uma picape com essa idade, provavelmente passou por várias mãos e lojas de carros usados, não oferecendo nenhuma garantia de que a quilometragem marcada é a verdadeira. É fácil alterar o hodômetro e, infelizmente, muita gente faz isso. Portanto, o melhor mesmo é avaliar as condições gerais, a qualidade do veículo. O comprador deve dar maior importância para o estado da lataria, para a beleza do carro. Por uma razão simples: é muito mais fácil, e mais barato, deixar a mecânica do carro em ordem do que o aspecto exterior. Se a picape tiver partes podres na lataria ou mesmo pontos de ferrugem, o custo da reforma ficará caro. Peças como pára-lamas, pára-choques, portas são caras e, num veículo dessa idade, muitas vezes as peças saíram de linha, o que encarece ainda mais o preço. É bom lembrar que o dono da picape terá mais dificuldade de encontrar a peça de um carro fora de linha. Além disso, um remendo na lataria nunca ficará perfeito. Mas a parte mecânica é mais fácil de ser reparada.

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